RAMO CRÉDITO: Sicredi Cataratas é a primeira a implantar mudança estatutária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Depois de realizar uma série de pré-assembléias em cada município onde possui unidade de atendimento, a Sicredi Cataratas do Iguaçu realizou, na última sexta-feira (06/02), sua 26ª Assembléia Geral Ordinária e Assembléia Geral Extraordinária, em Medianeira. Toda a pauta de discussões, referente à prestação de contas do ano de 2008 foi votada e aprovada por unanimidade pelos presentes. Além disso, os participantes também acataram a proposta de destinação das sobras, a destinação do Fundo de Assistência Técnica e Educacional (Fates), a eleição dos componentes do conselho fiscal e a fixação do valor dos honorários para o presidente e vice-presidente da cooperativa.
Mudanças estatutárias - Em regime de Assembléia Geral Extraordinária, os associados ainda concordaram com a reforma e consolidação do Estatuto Social do Sistema, sendo a Sicredi Cataratas a primeira cooperativa a implantar as mudanças no estatuto, conforme orientações do sistema. O evento contou com a participação de mais de 900 pessoas, entre associados, autoridades, lideranças locais e regionais, imprensa, gestores e colaboradores do Sicredi. De acordo com o presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Alfonso Dasenbrock, 130 cooperativas do Sistema farão as mudanças do estatuto ainda no primeiro semestre de 2009. "O Banco Central aprovou essas modificações no início de fevereiro e comentou que o Sicredi possui uma das melhores propostas de práticas financeiras do país".
Reuniões importantes - O presidente da Sicredi Cataratas do Iguaçu, Luiz Hoflinger, afirmou que estas reuniões são importantes para que os associados percebam que são parte integrante do sistema e que o voto deles é necessário para o bom andamento da cooperativa. "São nas AGO´s que os associados podem se pronunciar, questionar e comprovar que são donos do negócio. A participação do quadro social é indispensável para o crescimento não só da cooperativa, mas também dos associados", salientou Hoflinger.
Quadro - Atualmente, a cooperativa conta com 26 unidades de atendimento e mais de 36 mil associados. O total de recursos administrados em 2008 foi de R$ 419 milhões, uma evolução de 18% em relação ao mesmo período de 2007. Para 2009, a expectativa é atingir aproximadamente 40 mil associados e rentabilizar o patrimônio líquido em 150% do C.D.I. (Certificado de Depósito Interbancário). (Imprensa Sicredi-PR)