RAMO CRÉDITO: Sicredi comemora Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"O cooperativismo não é só um sonho. São milhões deles". Este foi o tema escolhido pelo SICREDI para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, no dia 16 de outubro. Segundo dados do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), já são mais de 49 mil cooperativas de crédito no mundo e 177 milhões de associados em 96 países que encontraram no cooperativismo uma alternativa financeira para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Diferencial - A principal diferença em relação ao sistema financeiro convencional é que em vez de clientes as cooperativas têm associados que assumem a condição de dono do negócio, participando das decisões e dos resultados do empreendimento. Além disso, os recursos captados em produtos e serviços financeiros são reaplicados nas próprias comunidades onde estão os associados. O SICREDI, considerado um dos principais sistemas de cooperativas de crédito do País e referência mundial em modelo sistêmico, possui mais de 1,3 milhão de associados e mil pontos de atendimento em dez estados brasileiros. Em julho de 2008, os ativos totais administrados e o patrimônio líquido do SICREDI atingiram, respectivamente, mais de R$ 13 bilhões e aproximadamente R$ 1,7 bilhão.
Saiba Mais - A sociedade cooperativa é uma instituição autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática. Na América Latina, o cooperativismo de crédito começou em 1902, na localidade de Linha Imperial, Município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad. (Imprensa SICREDI)