RAMO CRÉDITO: Sicredi investe em ampla reforma estatutária para fortalecer o sistema

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Até o final do primeiro semestre deste ano, o Sicredi pretende implementar uma ampla reforma estatutária em todas as cooperativas de crédito que integram o Sistema. "Essa reforma vai contemplar os princípios de governança cooperativa, sugeridos pelo próprio Banco Central, e também as melhores práticas de mercado em termos do sistema financeiro para que possamos estar atualizados neste contexto. São mudanças baseadas ainda nas principais aspirações do quadro de associados do Sicredi, buscando unificar o sistema e fortalecê-lo cada vez mais", afirmou o presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Alfonso Dasenbrock. Ele esteve reunido, nesta quarta-feira (4/02), em Curitiba, com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Melhoria de práticas - No Paraná, o Sicredi mantém 27 cooperativas, com 300 mil associados e mais de 300 pontos de atendimento. De acordo com Manfred, os termos da reforma estatutária foram discutidos no ano passado com as cooperativas e seus associados, autoridades do Banco Central e demais organizações envolvidas na questão legal do processo. "Todas as cooperativas do Sicredi estarão nesse primeiro semestre fazendo essa adequação estatutária, visando a melhoria de práticas para enfrentar os desafios que nos aguardam  no mercado como um todo", informa.

Oportunidade - Na avaliação do presidente da Central Sicredi PR/SC, a crise financeira mundial certamente vai afetar o cooperativismo de crédito, devido à redução da atividade econômica e, conseqüentemente, a uma menor movimentação financeira. Entretanto, também pode representar uma boa oportunidade para o setor. "Entendemos que o cooperativismo pode se fortalecer nesse cenário porque ele está focado em oferecer soluções aos seus associados. Como a nossa preocupação é com o associado, a assertiva do nosso sistema é maior em comparação com outras organizações do sistema financeiro, que precisam auferir lucros", afirma. Ainda de acordo com ele, o cooperativismo está baseado em outros princípios. "O nosso princípio básico é preencher as necessidades do associado. O Sicredi está orientado nessa direção", afirma. Manfredi acredita que o a cooperação entre as partes é fundamental nesse momento. "É importante que todos se mantenham muito unidos. Essa ajuda mútua vai fazer com que possamos superar as adversidades", completa.

Conteúdos Relacionados