RAMO EDUCACIONAL III: Iniciativa de alunos foi desativada

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O Colégio Agrícola de Toledo, no Oeste do estado, desativou no ano passado uma cooperativa formada pelos próprios alunos para evitar que o sistema fosse caracterizado como um negócio formal e acarretasse impostos e outras obrigações legais. Assim, a escola voltou o ensino para técnicas agropecuárias. Apesar de não ter como foco o cooperativismo, o sistema acaba presente na produção agrícola do colégio. A instituição não tem como objetivo produzir em escala comercial, mas o excedente produzido e não usado na própria escola é comercializado a preço de mercado e depositado em uma conta dos colégios agrícolas do Paraná. O valor retorna para investimento na própria unidade.

 

Retorno - Na última safra, o excedente de produção na área de 20 alqueires que a instituição possui garantiu R$ 40 mil extras ao colégio. O dinheiro já retornou à instituição, que vai aplicar em quatro projetos: entre eles uma agroindústria de leite e outra de vegetal. As disciplinas especiais do colégio trabalham para a formação de técnicos agrícolas. Hoje, 280 alunos estudam em Toledo - 80% deles em período integral e praticamente todos com origem em famílias ligadas à agricultura. São estudantes de quase 40 municípios do estado e até do Paraguai. A dedicação nos estudos é o critério principal para a permanência do aluno no sistema integral.

 

Para elas - Os colégios agrícolas deixaram de ser um reduto procurado apenas por alunos do sexo masculino. Em Toledo, por exemplo, as garotas representam 20% dos estudantes da instituição. É o caso de Patrícia da Silva Lorenzan, de Assis Chateaubriand. Filha de agricultores, ela estuda em período integral, retorna para a casa somente nos finais de semana e já consegue aplicar, na propriedade da família, técnicas aprendidas na escola. Patrícia conta que já ensinou os pais o sistema mandala de cultivo de hortaliças. Nesse sistema, os canteiros são feitos em círculos. "Eles (os pais) acharam que a produtividade é melhor do que os canteiros normais", diz. (Gazeta do Povo)

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