RAMO SAÚDE I: Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Unimed de Jornalismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi prorrogado o prazo das inscrições para o 2º Prêmio Unimed de Jornalismo. Agora, as matérias poderão ser veiculadas e postadas para inscrição até o dia 09 de novembro. A mudança ocorreu com o objetivo de facilitar que mais profissionais e estudantes participem. É importante lembrar que podem ser inscritas matérias veiculadas de 26 de abril até 09 de novembro, nas categorias profissional e acadêmico (e suas subcategorias - jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo) e na categoria especial mídia corporativa, especialmente, pensada para os profissionais que atuam em assessoria de imprensa.

Prêmios - São mais de 30 mil reais que irão premiar as melhores reportagens inscritas.  O Prêmio Unimed de Jornalismo nasceu com o objetivo de valorizar profissionais e estudantes que  pensam e discutem a temática saúde, um dos direitos fundamentais da Constituição, em seus trabalhos. E também promover ainda mais esse debate. O tema deste ano envolve as dificuldades encontradas nos setores público e privado que acabam colocando em risco o futuro da saúde no país ("O desafio da sustentabilidade do Sistema de Saúde frente à atual tendência do aumento progressivo de custos assistenciais").

Equilíbrio - A temática saúde envolve uma série de discussões.  A maior delas tem a ver com o futuro do Sistema de Saúde (público e privado) diante dos problemas que tem enfrentado. O grande desafio é chegar no ponto de equilíbrio entre qualidade, mínima restrição e custo suportável para a sociedade.  Equilibrar os meios (terapias, tecnologias, materiais, medicamentos) e os recursos (estrutura, dinheiro, administração) disponíveis e direcionáveis à saúde, exige  de todos (governo, planos de saúde, médicos e sociedade) esforços conscientes e constantes.

Recursos finitos - Porém, tudo isso dentro de uma realidade que passa, necessariamente, pela conscientização de que os recursos são finitos.  Como aproveitar melhor esses recursos sem abrir mão do direito que o cidadão tem à saúde? Atualmente, especialista em economia da saúde estudam caminhos possíveis. Essa matemática, no entanto, não é tão fácil, como possa aparecer à primeira vista. Para o médico Orestes Barrozo Medeiros Pullin, presidente da Unimed PR, a sociedade precisa discutir, de forma ampla, o modelo de saúde que precisa e pode ter.

Regulamentação - "Setores de medicamentos e de materiais (como próteses e órteses) precisam ser regulamentados. É necessário também que haja uma política de entrada para novas tecnologias e que sua aprovação passe por trâmites cientificamente aceitos. Muitas tecnologias são incorporadas no Brasil sem critérios claros e, algumas vezes, mesmo tendo sido reprovadas por outros países. Em virtude disso, sua incorporação, invariavelmente, causa transtorno, aumenta custos em demasia e mostra-se ineficiente", avalia o médico.

Mais informações - O Prêmio Unimed de Jornalismo é uma iniciativa da Federação das Unimeds do Estado do Paraná. O regulamento está disponível no site www.unimed.com.br/premiounimeddejornalismopr. Os interessados podem adicionar o Prêmio Unimed de Jornalismo no Orkut ou segui-lo no Twitter. Estamos também no Facebook e no Linked in.  Mais informações pelo telefone 41 3219-1488 ou pelos e-mails Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Unimed Paraná)

Conteúdos Relacionados