RAMO SAÚDE I: Unimed Londrina lança projeto TI Verde
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma mudinha de árvore, plantada em uma fonte de computador. Este foi o presente que cada uma das áreas da Unimed Londrina ganhou no início desta semana para lembrar que é preciso usar a tecnologia com consciência, pensando sempre no meio ambiente. A ação faz parte do projeto TI Verde, que vem sendo desenvolvido desde março do ano passado, mas foi lançado oficialmente na quinta-feira (24/06), com uma palestra para os colaboradores. O objetivo do projeto é potencializar a cultura de responsabilidade social na Cooperativa, com iniciativas que esclarecem e incentivam o uso consciente da tecnologia, evitando a poluição e o desperdício de energia elétrica.
Cuidados - Além de reforçar a necessidade da utilização racional de equipamentos como ar-condicionado, impressoras e monitores, o projeto ressalta o cuidado que os colaboradores devem ter em questões do dia a dia, como o envio de e-mails com anexo. "Quando se envia um e-mail com um anexo de cinco megas, por exemplo, a máquina do remetente utiliza mais energia, bem como o servidor e a máquina do destinatário deste e-mail. Uma solução melhor é repassar essa informação pela rede", ensina o administrador de rede e atual responsável pelo projeto TI Verde, José Carlos da Silva.
Metas verdes - Ele conta que a partir do lançamento serão estipuladas metas verdes entre os colaboradores para uso racional de água, papel e principalmente energia elétrica que é o grande foco da TI Verde. "As medidas tomadas desde o ano passado como a troca de monitores e de impressoras já representaram uma economia razoável de energia elétrica na Unimed Londrina. Esperamos economizar ainda mais a partir do lançamento do projeto. Queremos criar uma cultura verde nas pessoas, para que elas possam, inclusive, aplicar esses conhecimentos em suas casas." (Imprensa Unimed Londrina)