RAMO SAÚDE: Unimed Curitiba e CRM-PR na luta contra o tabagismo entre os médicos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mesmo conhecendo com propriedade os malefícios causados pelo cigarro, ainda existem médicos que fumam. E com objetivo de ajudá-los a abandonar o vício, a Unimed Curitiba e o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), lançou no dia 20 de setembro, um programa de combate ao tabagismo para a classe médica. Na parceria desenvolvida pela Unimed Curitiba e pelo CRM-PR, os médicos que fumam receberão orientações sobre os métodos que estimulem o anti-tabagismo e serão acompanhados por um grupo de psiquiatras. "O médico tem a mesma dificuldade que qualquer pessoa para abandonar o cigarro. Geralmente começaram fumar quando jovens e por isso não conseguem largar o cigarro. Mas com força de vontade e apoio ele pode vencer o vício. E apoio e solidariedade é o que a Unimed Curitiba e o CRM-PR estão oferecendo", comentou Sérgio Ioshii, diretor presidente da Cooperativa médica.

Palestra - No evento de lançamento do Programa, o presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria e coordenador da Comissão de Saúde do Médico do CRM-PR, Dr. Marco Antonio Bessa, ministrou uma palestra sobre a importância do bem-estar psicológico para uma vida com saúde e qualidade.

Ocorrências - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo, respondendo direta ou indiretamente por 5 milhões de mortes por ano, ou 20% das causas de óbito. No Brasil, 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo. (Imprensa Unimed Curitiba)

Conteúdos Relacionados