RAMO SAÚDE: Unimed Curitiba lança novo plano nos próximos meses

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Unimed Curitiba está formatando um novo plano de saúde destinado à população de menor renda e que seja competitivo no mercado. "O trabalho está bem adiantado e prevemos fazer o lançamento desse produto até meados do ano. Interinamente, nós lançamos um plano de abrangência de Curitiba e Região Metropolitana que também teve uma redução no seu valor. Dessa forma, nós conseguimos alcançar uma boa venda desde o final do ano passado e começo desse ano que nos permitiu equilibrar o número de clientes, apesar de termos perdido um número significativo de clientes empresariais devido, é claro, a demissões que ocorreram", afirma o presidente a Unimed Curitiba, Sérgio O. Ioshii. Essas ações comerciais foram programadas dentro do planejamento estratégico e orçamentário de 2009 com o objetivo de manter o nível de receita da cooperativa que, para este ano, está trabalhando com uma margem de crescimento mais tímida, devido aos efeitos da crise financeira internacional. Ioshii falou sobre as atividades da cooperativa médica nesta terça-feira (31/03), em sua visita à sede da Ocepar, quando esteve reunido com o presidente do Sistema, João Paulo Koslovski, e com o coordenador jurídico, Paulo Roberto Stöberl.

Sinistralidade - De acordo com Ioshii, 2009 também é um ano desafiador para a Unimed Curitiba porque a cooperativa definiu como ponto fundamental a redução da chamada  sinistralidade. "É a quantidade de eventos que nós precisamos manter em equilíbrio no atendimento dos nossos beneficiários. Com isso, nós estamos movimentando toda a cooperativa num trabalho diferente e inovador sobre como lidar com este custo assistencial", explica. "Esse trabalho poderá ter bom resultado visto que nós estamos re-analisando e rediscutindo toda a cadeia produtiva no atendimento dos nossos beneficiários", acrescenta o presidente da cooperativa médica. Ioshii lembra ainda que 2009 é o último ano da gestão da atual diretoria. "Sabemos que o último ano de gestão da cooperativa é envolvo também em questões políticas e nós, enquanto gestores, temos que permitir essa discussão de forma ampla, democrática, mas sem se esquecer das responsabilidades, enquanto operadores de saúde, para que isso não interfira no dia-a-dia operacional da nossa cooperativa."

Balanço -  Para o presidente da Unimed Curitiba, 2008, foi um ano marcado por uma grande concorrência no mercado de saúde complementar em Curitiba e Região Metropolitana. "Mas nós conseguimos vencer esse desafio de manter a liderança, aumentar a carteira de clientes e, principalmente, aumentar o número de cooperados dentro da cooperativa. Prosseguimos com um processo transparente de filiação permitindo mais médicos se filiarem à cooperativa graças a esse aumento do número de clientes", afirmou. Ioshii informou que no ano passado, houve uma  sobra de cerca de R$ 4 milhões e 200 mil que foi incorporada no  fundo de reserva legal  por decisão em assembléia geral ordinária. "Isso foi muito salutar visto que ainda temos alguns desafios em termos de obrigações futuras", disse.

Mercado - De acordo com ele, o mercado de saúde suplementar vive hoje um momento de consolidação do ambiente regulatório, com grande atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "A ANS completou ano passado oito anos de vida e está definindo, cada vez mais, a regulamentação do setor, ou seja, as regras do jogo do mercado de saúde suplementar o que é importante para todos nós. As empresas operadoras de saúde e as cooperativas que vendem planos de saúde que se organizaram e se estruturaram estão preparadas para conviver nesse ambiente em que as regras são equânimes para todos que estão nesse mercado".  No ano passado, a ANS fez uma auditoria de três dias na Unimed Curitiba. "A Agência emitiu um parecer que, exceto a questão do ISS ainda em tramitação oficial, mostra que a Unimed Curitiba está em dia com todas as obrigações exigidas pela ANS, principalmente as financeiras. Isso dá para todo o corpo social uma segurança de que o negócio conduzido pela operadora de saúde Unimed Curitiba está adequado", afirma.

Marketing Institucional -  O presidente da Unimed Curitiba também salientou a importância da campanha de marketing institucional desenvolvida pelo Sistema Ocepar no dois últimos anos. Para Ioshii, é um trabalho que está sendo bem visto por todos os cooperados e, principalmente, pela comunidade. "Foi fundamental estarmos inseridos nessa campanha pois muitas vezes os médicos não estavam acostumados em atuar na linha do cooperativismo e hoje nós conseguimos falar de forma bem tranqüila sobre cooperativas, sobre cooperativismo, as diferenças existentes entre elas e, principalmente, as semelhanças que são aquelas que buscam trazer para esse ambiente econômico e organizacional, resultados com o intuito de beneficiar os próprios sócios, a comunidade, enfim, todos os envolvidos", afirmou.

Conteúdos Relacionados