RAMO SAÚDE: Uniodonto participa do Mutirão da Cidadania

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Uniodonto, cooperativa odontológica que integra o Sistema Ocepar, marcou presença no último fim de semana de realização do Mutirão da Cidadania, na regional Matriz de Curitiba. As atividades foram no Bosque do Papa e contou com uma série de serviços à população, ligados principalmente ao lazer e à área de saúde. A parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Uniodonto se deu com a participação de dentistas voluntários no atendimento a um grande número de pessoas no Odontomóvel. Durante os dois dias vários profissionais se revezaram para prestarem atendimentos relacionados à profilaxia e orientações sobre câncer bucal.

População mostra interesse - Na avaliação do presidente da Uniodonto Curitiba e Uniodonto Paraná, Luiz Humberto de Souza Daniel, o grande número de curitibanos que procurou fazer avaliações odontológicas e principalmente ter mais dados sobre o câncer bucal foi animador. "Em poucas horas atendemos várias pessoas e isso mostra a necessidade da população por esses serviços". A participação da Uniodonto fez parte de uma das ações da cooperativa ligada ao núcleo de responsabilidade social.

Atendimento - O atendimento no sábado de manhã (05/04) foi feito pelo presidente Luiz Humberto e pela coordenadora municipal de Saúde Bucal, dra. Lise Villani Souza. À tarde os profissionais que prestaram atendimento foram o diretor clínico da Uniodonto, dr. Eduardo Carrilho, dr. Rogério Freitas Seixas e dr. Marcus Vinícius Vieira Pereira. No domingo pela manhã o atendimento foi dado pelo dr. Paulo Henrique Cariani, vice-presidente da Uniodonto Curitiba e dra. Dulce Mara Prescendo, do Conselho Diretor da Uniodonto. À tarde, além dela, também pela dra Cibele Pereira de Oliveira e pelo dentista voluntário Acir José Dirschnabel, do corpo de profissionais do Hospital Erasto Gaertner. Houve ainda a participação de outros profissionais, ligados à prefeitura de Curitiba.

Aprovação - O motorista Anderson Rocha Gomes foi o primeiro paciente a ser atendido no Odontomóvel. "A avaliação do dentista daqui bateu com a que fiz recentemente em um posto de pedágio próximo a São Paulo. Agora é só procurar um dentista e tomar as providências", disse. A pedagoga Dagmar Heil diz que foi fazer a avaliação depois de ter lido uma nota no jornal Gazeta do Povo sobre o atendimento que a Uniodonto iria fazer sobre câncer bucal. "Tenho uma espécie de bolha que vai e volta na parte interna da boca. Quero saber se pode ser uma espécie de câncer bucal. Vim tirar as dúvidas que tenho", explica. Crianças também receberam atendimento. A auxiliar de produção Ieda Roth levou a filha Rhoana Roth Guimarães, de 9 anos, para uma avaliação. "O dentista falou que eu não tenho cáries", disse a menina, que ficou feliz com a informação. "Agora é manter os cuidados", salienta a mãe.

Câncer bucal - De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) a previsão para este ano é que o Paraná registre 810 casos de câncer bucal, dos quais 160 serão em Curitiba. Em homens a incidência é duas vezes e meia maior que nas mulheres. No Brasil serão 10 mil novos casos até o fim do ano. (Imprensa Uniodonto)

Conteúdos Relacionados