RAMO TRANSPORTE: Cooperativistas se reúnem com a ANTT

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Representantes de cooperativas do Ramo Transporte no segmento de cargas do Estado do Paraná e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), bem como da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), estiveram reunidos na tarde de terça-feira (11/03), com o superintendente de Logística e Transporte Multimodal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Aury de Mello Teixeira. A Resolução 2550/2008 (Regulamentação da Lei 2550/2008) foi principal assunto da reunião que contou com a participação do diretor da Contransul e coordenador do ramo transporte do Paraná, Nelson Canan, do presidente da Coopercaf, Dorival Bartizike, do diretor administrativo da Cooperlog, Jean Carlos Ruthes, e do coordenador da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Gogola Neto.

 

Pioneirismo paranaense - "O encontro foi uma oportunidade expor a preocupação do Estado do Paraná em cumprir as exigências da Resolução 2550/08 e também para esclarecer alguns pontos operacionais e de entendimento relativos à medida", revela João Gogola Neto. Além de aprovar a iniciativa dos cooperativistas paranaenses, o superintendente da ANTT frisou que o estado foi o primeiro a solicitar esclarecimentos sobre a resolução. "Ele disse que a reunião foi importante para levantar divergências que possam ser corrigidas e ainda deixou claro que se for necessário a ANTT realizará re-edições mensais até que sejam solucionados todos os problemas", conta.

 

Visitas de técnicos - Uma das propostas feitas ao superintendente é que técnicos da ANTT visitem as cooperativas de Transporte do Estado do Paraná e, desta forma, conheçam o funcionamento e as formas de operações destas. "A idéia foi muito bem aceita e, inclusive, nestas ocasiões poderemos mostrar outras dificuldades, entre as quais, os problemas com a aquisição de vale pedágio em regiões de embarque sem estrutura de Internet ou sem unidades de recarga", avalia Nelson Canan.

 

Exigências - Como preparativo para o encontro na ANTT, os cooperativistas do Paraná se encontraram, pela manhã, com o superintendente Técnico da OCB, Ramon Belisário e técnicos da Gerência de Mercados e da Coordenadoria Jurídica. Outro ponto discutido nesta reunião foi sobre a revisão na base de cálculo do Imposto de Renda para os transportadores autônomos junto a Secretaria da Receita Federal. Gogola lembra que este trabalho já teve início no ano de 2007, com a apresentação das planilhas de custos dos fretes praticados no estado do Paraná. "Para que este processo possa ter seu encaminhamento na Receita é preciso que outros estados também façam o mesmo, ou seja, enviem suas planilhas de custos de fretes para a OCB, para que haja uma maior representatividade, afinal este é um problema que não atinge somente as cooperativas do Paraná, mas sim as demais ", frisou.

 

Worskshop - Além de buscar um maior diálogo com a Receita Federal e com a ANTT, os cooperativistas decidiram que será realizado no mês de abril um workshop em Curitiba, promovido em conjunto pela Ocepar e OCB. "Serão convidadas as cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, para tratar de assuntos como o IRPF Autônomo, Vale Pedágio e a Resolução 2550/08. O objetivo é ampliar o debate em torno dos problemas, para que as reivindicações ganhem  mais força e apoio", disse Gogola.

Conteúdos Relacionados