RAMO TRANSPORTE: Dirigentes visitam Volvo para prospectar novos projetos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de 16 dirigentes das cooperativas de transportes do Paraná visitou, na manhã da última sexta-feira (22/06), a sede da Volvo do Brasil, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O grupo de dirigentes foi acompanhado pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, pelo analista econômico financeiro do Sescoop-PR, Devair Mem, e pelo assessor de imprensa Eloy Olindo Setti. Na Volvo, o grupo foi recebido pelo assessor governamental e institucional, Carlos Ogliari, e por outros executivos da empresa.

Financiamento – Antes de iniciar a visita às instalações da indústria, o grupo conheceu, através de audiovisual, outros detalhes do grupo, que atua também na fabricação de máquinas pesadas, motores náuticos, equipamentos para propulsão aérea e na área financeira. Após a apresentação do audiovisual, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez uma breve exposição sobre a atuação das cooperativas de transporte e o objetivo da visita. Afirmou que aquele seria um contato preliminar com objetivo de conhecer a indústria e estudar possibilidades de negócios, através de financiamento, visto que há necessidade de modernizar a frota dos associados das cooperativas. Segundo Ricken, a Ocepar vai assessorar as cooperativas na busca de ampliação das atividades.

Renovação da frota – A frota de caminhões dos associados das cooperativas têm idade média de 20 anos e precisa ser modernizada e ampliada em função de novas oportunidades de trabalho que estão surgindo, como o transporte de frango. Alguns dirigentes se mostraram interessados também pelo programa de caminhões semi-novos gerenciado pela Volvo, adequado à capacidade de financiamento de alguns integrantes das cooperativas. Entre as 16 cooperativas de transporte existentes no Paraná há realidades distintas que exigem soluções adequadas. O objetivo da visita à Volvo foi buscar a possibilidade de efetuar negociações em grupo, permitindo obter taxas de juros diferenciadas .

Juros diferenciados - O presidente do Sincoopar Transportes, Nelson Canan, afirmou que o motorista autônomo tem muitas dificuldades de obter financiamento e que o diferencial de juros que paga é muito grande em relação aos frotistas. “Essa reunião foi muito boa e não devemos parar aqui. Devemos estudar outras opções. A abertura que a Ocepar nos propiciou foi muito oportuna”, frisou. O assessor governamental e institucional da Volvo, Carlo Ogliari, afirmou que o grupo financeiro da empresa pode estudar soluções em conjunto adequadas às necessidades das cooperativas de transporte. Ao final da reunião ficou definido que as cooperativas de transportes, através da Ocepar, apresentarão as suas necessidades para ser iniciada uma negociação com os executivos da Volvo.

Ramo Transporte – As 16 cooperativas de transporte do Paraná têm 2.098 cooperados e 136 funcionários e faturaram, em 2006, R$ 89,9 milhões. Atuam com todos os tipos de transporte e estão se estruturando para acompanhar o crescimento do setor, inclusive para atuação junto ao Mercosul.

Conteúdos Relacionados