RANKING II: Coamo entre as maiores empresas privadas do país
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Conforme ranking do anuário da revista Exame - Melhores e Maiores 2008, a Coamo Agroindustrial Cooperativa com sede em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, registrou no exercício de 2007 receitas globais de US$ 1.973,0 milhões, apresentando crescimento de 31,2% em relação ao ano anterior. Na classificação geral do ranking da Exame que engloba 500 empresas estatais e privadas, a Coamo ocupa a 104ª colocação. No entanto, considerando somente as privadas, a Coamo é a 90ª maior empresa privada por vendas e a primeira cooperativa agropecuária brasileira a figurar entre as 100 maiores empresas do país, motivada pelo seu excelente desempenho em 2007. No ranking que reúne as 500 maiores empresas, privadas e estatais do Brasil, estão entre as dez primeiras colocações as empresas Petrobras, BR Distribuidora, Volkswagen, Ambev, Vale, Ipiranga, Fiat, General Motors, Telefônica, Oi/Telemar e Shell.
Comércio - No setor Comércio, liderado pela BR Distribuidora, a Coamo ganhou quatro posições em relação ao ranking anterior e está na 20ª colocação. Entre as maiores do Sul, a Coamo ocupa a 10ª posição entre as empresas privadas da região. No Paraná, pelos números do ranking da Exame, a Coamo é a primeira empresa privada do estado com capital 100% nacional. No critério Liquidez corrente, considerando "reais realizáveis para cada real de dívida a curto prazo" a cooperativa é a segunda melhor colocada com índice de 2,15, atrás somente do Positivo com 2,21.
Orgulho - Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, a 90ª colocação no ranking das 100 maiores empresa privadas do Brasil é motivo de orgulho e satisfação, confirmando o planejamento e o desenvolvimento estratégico que vem sendo promovido ao longo dos anos pela diretoria da empresa. "O ranking da revista Exame aponta a Coamo como a primeira e maior empresa privada genuinamente paranaense, isso é motivo de muito orgulho para nós que estamos vendo o sucesso da Coamo, que foi idealizada e fundada em 28 de novembro de 1970 por um grupo de 79 produtores no interior do Paraná e que vem se consolidando como uma das principais empresas do nosso estado e do nosso país", explica Gallassini, justificando que mesmo diante de alguns fatores indesejáveis para a agricultura nacional, 2007 foi um ano de sucesso para a Coamo. "Contamos com uma administração moderna, uma equipe de profissionais qualificados e uma participação expressiva dos nossos associados, que faz a diferença e valoriza o apoio recebido desde a assistência para o planejamento, aquisição dos insumos, plantio até a colheita e a comercialização da produção." (Imprensa Coamo)