RENEGOCIAÇÕES: Grupo volta se reunir na próxima terça-feira (19/06)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 12/06 e 13/06 desta semana, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski participou, em Brasília, de uma série de reuniões e encontros que trataram sobre endividamento rural. Koslovski representou o Sistema OCB, no Grupo de Trabalho (GT) da subcomissão especial criada pelo Ministério da Agricultura e Comissão de Agricultura da Câmara, para discutir propostas para serem apresentadas sobre o tema.
Medidas - Nestas reuniões foram apresentadas as principais preocupações com relação às dívidas rurais, as lideranças propuseram medidas que tragam uma solução definitiva ao problema, para que os produtores possam ter tranqüilidade de planejarem, em longo prazo, formas de produzir, pagar os empréstimos contraídos no período do plantio e também saldar as parcelas de dívidas anteriores. Koslovski avalia que todas as reuniões realizadas foram extremamente produtivas e práticas e que o ministro Stephanes se mostrou, além de muito preocupado com as informações levadas pelas lideranças, de que também está bem focado da necessidade de que medidas sejam anunciadas para tranqüilizar o setor.
Coordenação - A primeira reunião, realizada na terça-feira (12/06), na sede do Ministério da Agricultura, foi coordenada pelo próprio ministro Reinhold Stephanes e contou com a presença de técnicos da Agricultura, Fazenda, deputados federais e representantes da CNA e OCB. Conforme informações no site do deputado Luis Carlos Heinze, na reunião de ontem (13/06), o governo se comprometeu de anunciar, nesta sexta-feira (15/06) algumas medidas, entre as quais a prorrogação de parcelas de investimentos e custeios. O grupo voltará a se reunir na terça-feira (19/06) da próxima semana, em Brasília.
Presenças – Participaram dessas reuniões em Brasília, as seguintes pessoas: Ministro Reinhold Stephanes, Edílson Guimarães e Wilson Vaz de Araújo do Mapa, José Gerardo Fontelles e Gilson Bitencourt, do Ministério da Fazenda, deputados Abelardo Lupion, Valdir Colatto, Luis Carlos Heinze, Neri Geller, assessores técnicos: Dante Scolari, Nelson Fraga, Renato Zandonadi da Comissão de Agricultura da Câmara, Senadora Kátia Abreu, José Carlos Vaz, do Banco do Brasil, João Paulo Koslovski e Ramon Belisário, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o estadual Homero Pereira e Luciano Carvalho, ambos representando a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).