REUNIÃO INSTITUCIONAL: Witmarsum e Ocepar discutem industrialização e perspectivas para 2021

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representantes da Cooperativa Witmarsum e do Sistema Ocepar realizaram, na manhã de sexta-feira (09/07), reunião institucional para discutir indicadores e cenários do cooperativismo do Paraná. O encontro, por meio de videoconferência, foi aberto pelo presidente da Witmarsum, Artur Sawatzky. As perspectivas e desafios às cooperativas do ramo agropecuário foram os temas principais da reunião, além do planejamento estratégico e os projetos de agroindustrialização da Witmarsum. Os dados econômicos e financeiros foram repassados pelo coordenador de desenvolvimento cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto, e o analista técnico Emerson Barcik. Os superintendentes do Sescoop/PR, Leonardo Boeshe, e da Ocepar, Robson Mafioletti, participaram da reunião.

A cooperativa - A Cooperativa Witmarsum é um empreendimento fundado em 1952 por imigrantes alemães e seus descendentes que chegaram a Witmarsum um ano antes, vindos de Santa Catarina, onde estavam estabelecidos desde 1930. Buscando melhores condições de trabalho e produção, conseguiram comprar a Fazenda Cancela, no município de Palmeira, no Paraná, com área de 7.800 hectares, que foi dividida em lotes rurais de 50 hectares, em média, destinados a cada novo proprietário, além de um lote para cada família no núcleo da Colônia, para a construção das residências.

Leite - A cooperativa beneficia o leite, que atualmente chega ao mercado com a marca Cancela ou na forma de queijos finos, com a marca Witmarsum. Os cereais são recepcionados pela cooperativa e, depois de secados e prontos para comercialização, são vendidos a diversas empresas do setor agrícola, nacionais e multinacionais. O milho produzido é destinado à fábrica de rações da cooperativa.

Qualidade - O que destaca a Cooperativa Witmarsum é o leite da mais alta qualidade produzido nas propriedades de seus cooperados, localizadas em altitude de aproximadamente 1.000 metros acima do nível do mar, com pastagens de clima temperado e alto valor nutritivo, o que privilegia o bem-estar das vacas leiteiras. Isto e mais os animais de apurada linhagem genética garantem a qualidade superior do nosso leite. Em 2020, a Witmarsum teve um faturamento de R$ 187,1 milhões, um crescimento de 28% em comparação ao ano anterior. A cooperativa tem 490 cooperados e 170 funcionários e está sediada na Colônia Witmarsum, no município de Palmeira, a 60 km de Curitiba.

Estratégia - Segundo o presidente Artur Sawatzky, a estratégia da Witmarsum tem como uma das prioridades o incremento da industrialização na cadeia do leite. “Mas sempre seguindo o planejamento e com os pés no chão. A agroindustrialização é um caminho que agrega maior valor à produção dos cooperados. O que sentimos de retorno dos associados é que eles estão acreditando no crescimento da cooperativa, o que nos anima a projetar uma expansão maior neste ano de 2021”, afirmou.

Conteúdos Relacionados