REUNIÃO: Ricardo Barros fala sobre investimentos em regiões de baixo IDH e tratamento de resíduos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Acompanhado de representantes da Invest Paraná, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, esteve na tarde desta quarta-feira (23/08), em visita ao Sistema Ocepar, em Curitiba. Ele foi recebido pelo presidente da organização, José Roberto Ricken, pelos superintendentes Nelson Costa (Fecoopar) e Robson Mafioletti (Ocepar), e por coordenadores das áreas de Relações Parlamentares, Tributária e Técnica.
Temas - Em entrevista à reportagem do Informe PR Cooperativo, Barros disse que veio tratar de dois temas: um projeto de incentivo ao desenvolvimento de regiões de baixo IDH e a questão dos resíduos de suínos e frangos. “Em relação ao primeiro tema, o objetivo é incentivar investimentos com os créditos do ICMS das cooperativas. Um dos projetos poderá ser o incentivo à produção de queijos finos”, contou.
Mais trabalho e renda - O objetivo, de acordo com Barros, é gerar renda para o produtor rural nas regiões “de relevo acidentado e onde a pecuária de leite pode se desenvolver”. “A proposta, então, é que cooperativas já estabelecidas contribuam para viabilizar novos negócios”, completou.
Resíduos - Em relação ao segundo assunto tratado na reunião, o secretário comentou que hoje uma preocupação está na região oeste do estado, onde está concentrada a maior produção de frangos e suínos do estado. “Lá, já temos dificuldades com outorga de água e na concessão de licenças ambientais para novas granjas. Além do que, a psicultura, com a criação de tilápia, também cresceu muito na região. Isso precisa ser resolvido. Então, o que estamos propondo é que as licenças ambientais das plantas de abate exijam o plano de tratamento de resíduos”.
Economia circular - Segundo Barros, o objetivo do governo é construir esse projeto de forma conjunta, ou seja, dialogando com as empresas e as cooperativas que atuam com proteína animal. “Estes projetos estão alinhados com o discurso do governador Ratinho Júnior, de sustentabilidade e inovação. Então, o que queremos é jogar junto com as cooperativas. A ideia é que essas plantas de produção de proteína animal tenham uma economia circular, com o reuso da água, e que os resíduos tenham um tratamento adequado. E com isso nós vamos ter um produto mais verde.”
FOTO: Jonas Oliveira / Assessoria do secretário Ricardo Barros