RIO GRANDE DO SUL: Estado comemora Dia Estadual do Leite
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Rio Grande do Sul comemorou ontem (20/09) pela primeira vez, o Dia Estadual do Leite, com o objetivo de difundir os benefícios da dieta à base do produto à população, em especial aos estudantes. Para isso, há mobilização de escolas e organizações públicas e privadas para conscientizar a população da importância do consumo de leite e dos demais produtos lácteos, informa o coordenador do Programa Estadual para o Desenvolvimento do Setor Lácteo - Prodelact, Darcy Bittencourt. A data foi proposta pelo Sindicato gaúcho das Indústrias de Laticínios - SindiLat/RS, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), em 2004.
Comemoração - O projeto apresentado pelo deputado Wilson Covatti, na época presidente da Assembléia Legislativa, foi aprovado e sancionado pelo governador em 3 de novembro de 2005 (Lei 12.365), que fixou a terceira quarta-feira do mês de setembro como o dia estadual do leite. A comemoração é baseada em data instituída pela Unesco e muito difundida pelo mundo, o Dia do Leite na Escola, também comemorada na terceira quarta-feira do mês de setembro. O presidente da Cooperativa Sul Rio-Grandense de Laticínios - Cosulati, Arno Kopereck, destaca que o leite é o alimento mais completo ao ser humano e para isso é importante divulgar a importância do produto e conscientizar a população sobre os benefícios do seu consumo.
Saúde - “Está provado que a criança que consome leite até os seis anos, além de um desenvolvimento melhor, fica menos suscetível a doenças”. Kopereck destaca para a necessidade de envolvimento do Poder Público em campanhas de conscientização. De acordo com o SindiLat/RS, em comparação com outras bebidas consumidas no país, o leite (fluído) está em quarto lugar com 40 litros por pessoa ao ano. É necessário reunir nove pessoas para tomar um litro de leite ao dia. Em primeiro lugar está a cerveja, com 68 litros ao ano, seguida pelo café, 61 litros ao ano e o refrigerante, 55 litros ano. A recomendação do Ministério da Saúde para crianças até dez anos é de consumo de 146 litros por ano e 256 litros para adolescentes, entre dez e 19 anos. Para adultos, entre 20 e 60 anos, e idosos acima de 60 anos, a recomendação é de 219 litros por ano.
Saiba mais - O leite é a principal fonte de cálcio na alimentação humana, assegura dentes e ossos fortes. É importante da gestação à terceira idade, maior aliado no combate à osteoporose; No Rio Grande do Sul, 74.118 famílias (300 mil pessoas) têm no produto sua base de renda mensal; O estado é o terceiro maior produtor do Brasil com sete milhões de litros por dia e campeão em produtividade com 2.250 litros por vaca ao ano; A indústria gaúcha possui 232 empresas e gera 686.904 empregos diretos e indiretos. Cada R$ 1 milhão investido gera 197 empregos. Exporta para mais de 25 países; De 2005 a 2007, o setor investe R$ 300 milhões em ampliação e construção de unidades. (Diário Popular/RS, adaptado pela Equipe Milknet)