RUMOS DA SAFRA: Sondagem da colheita entra na reta final
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A equipe do projeto Rumos da Safra/Gazeta do Povo finaliza esta semana o trabalho de campo sobre a sondagem da produção agrícola no Paraná e no Mato Grosso. Nas duas primeiras semanas foram percorridos mais de sete mil quilômetros nas principais regiões produtoras dos dois estados brasileiros, que juntos respondem por metade da produção nacional de grãos. O trabalho tem apoio técnico de analistas da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Organização e Sindicato das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Técnicos das duas entidades participam do trabalho de campo e da tabulação dos dados. Da Ocepar, os analistas Robson Mafioletti e Gustavo Sbrissia participaram de viagens do projeto. Os técnicos e jornalistas já visitaram propriedades e entrevistaram produtores e lideranças do agronegócio nos municípios de Itiquira, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cuiabá, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, no Mato Grosso, e Coronel Vivida, Pato Branco, Cascavel, Toledo, Umuarama e Campo Mourão (Oeste, Sudoeste e Noroeste paranaense). A expedição está no Norte do Paraná (Londrina e Cornélio Procópio) e até o final de semana passa por Maringá (Noroeste), Guarapuava (Centro-Sul), Ponta Grossa e Tibagi (Campos Gerais).
Grande safra - Até o momento, as amostragens coletadas pelo Rumos da Safra junto a produtores e cooperativas, confirmam a previsão de que o país deve colher uma das maiores safras da história. Se não for recorde, deve ficar muito próxima do volume da safra 2002/03, quando o Brasil colheu 100 milhões de toneladas de milho e soja. Além da avaliação sobre o rendimento da safra, o projeto identifica as principais demandas e desafios dos produtores agrícolas.
Ferrugem - No Sudoeste, a ferrugem foi uma prova de fogo para os produtores de soja, reduzindo a produção e deixando claro que a aplicação de fungicida deve ocorrer antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença. Além disso, as dívidas agrícolas preocupam o setor, que terá de adiar investimentos para pagar as parcelas que vendem a partir deste mês. O levantamento realizado pelo jornal gera subsídios para uma série de reportagens sobre a safra 2006/07 que será publicada pelo Caminhos do Campo, caderno de agronegócio da Gazeta do Povo. (Com informações da Gazeta do Povo)