SAFRA 2008/2009 II: IBGE confirma safra recorde de grãos no Paraná em 2008
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou na quarta-feira (08/10 mais uma estimativa para a produção agrícola de 2008. O resultado da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, segundo levantamento do órgão, atingiu em setembro 145,3 milhões de toneladas. Apesar de ser ligado ao governo federal, o instituto utiliza calendário e metedologia diferente da Conab. Enquanto o IBGE ainda mede o ciclo anterior, a Conab já apresenta a estimativa para a próxima safra.
Paraná - Pelo levantamento do IBGE, está confirmada a colheita de uma safra recorde de grãos no Paraná. O levantamento da produção agrícola de setembro prevê a produção de 31,54 milhões de toneladas, a maior da história no Estado. O último recorde de produção de grãos paranaense foi registrado em 2003, quando foram colhidas 30,33 milhões de toneladas de grãos.
Trigo - A projeção de setembro do IBGE para a safra paranaense foi elevada em função do bom desempenho das lavouras de trigo. "Houve uma reavaliação positiva da produção de trigo, que dá um salto impressionante para 2,99 milhões de toneladas no Estado, uma evolução de 55% na produção em relação ao ano passado", explica o secretário da Agricultura, Valter Bianchini. O Paraná está colhendo mais de um milhão de toneladas de trigo acima da quantidade produzida na última safra. Em 2007, produtores paranaenses colheram 1,92 milhões de toneladas do cereal. Com tal aumento, a participação paranaense salta de 47,1% para 53,2% da produção nacional de trigo. Outra boa notícia é a produção de café, que em 2008 cresce 54% no Paraná, passando de 97.389 toneladas (2007) para 149.836 toneladas.
Soja - A colheita da soja, já encerrada, é recorde, com 11,9 milhões de toneladas. O Paraná é o segundo maior produtor brasileiro do grão e responde por 19,9% da produção nacional. Outra cultura com produção e colheita já concluída é o feijão. Considerando-se as três safras anuais, o Paraná colheu 778 mil toneladas em 2008, acima das 766.792 toneladas do ano passado. (Com informações AEN)