SAFRA 2010/11: Inundações forçam replantio nos EUA
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O clima frio e úmido vai obrigar produtores norte-americanos a replantar parte de suas lavouras de soja, milho e trigo. Caso seja realmente preciso refazer os trabalhos de campo, parte dos produtores que tiveram lavouras de milho perdidas podem optar pela soja. Isso porque a janela de plantio ideal do cereal se encerra nesta semana nos EUA. Se confirmada, a migração de parte da área de milho para soja será positiva para os preços do cereal, que pode ter sua oferta reduzida no maior produtor e exportador mundial, beneficiando assim produtores brasileiros. Por outro lado, a mudança terá impacto negativo nas cotações da oleaginosa, já que implicaria em uma safra maior que a prevista atualmente.
Embaixo d'água - Depois de um início de temporada quase perfeito, com temperaturas amenas e chuvas na medida certa, o mau tempo das últimas duas semanas deixou lavouras recém plantadas embaixo d'água no Sudeste dos Estados Unidos e reduziu o ritmo dos trabalhos de campo no Meio-Oeste, o coração do cinturão de produção de grãos do país. A desaceleração preocupa os produtores, mas ainda não chega a impactar as cotações dos grãos na Bolsa de Chicago. O plantio da safra 2010/11 começou em ritmo acelerado nos EUA e, apesar das recentes complicações, permanece acima da média histórica no país.
USDA - Em relatório divulgado no início da semana, o USDA, Departamento de Agricultura norte-americano, informou que 81% do milho e 30% da soja haviam sido semeados. Os índices normais para esta época do ano são de 62% e 19%, respectivamente.
Situação preocupante - Por enquanto, a situação é mais preocupante no Sudeste do país, onde a produção de grãos é pouco representativa. Os estados do Tennessee, Kentucky, Mississippi e Arkansas registraram nas últimas duas semanas chuva até 600% acima da média histórica e temperaturas 2°C abaixo do normal, conforme a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). Em Kentucky, produtores estimam que entre 8% e 12% das lavouras de milho terão de ser replantadas.
Meio Oeste - Nesta semana, o mau tempo que atingiu o Sudeste norte-americano no início do mês chegou também ao Meio-Oeste dos EUA, região que concentra a maior parte da produção de soja e de milho do país. Nos últimos sete dias, os termômetros acusaram temperaturas até 4°C abaixo da média e as chuvas acumularam volumes até 400% acima da normalidade. Na divisa entre os estados de Iowa e Illinois, os dois maiores produtores de grãos dos EUA, chegou a chover mais de 200 mm, quando o normal seria apenas 25 mm.
Produtor - "A maior parte do milho que plantei já emergiu, mas as plantas que não foram danificadas pelas geadas estão debaixo d'água. Tentei replantar, na semana passada, parte dos meus 120 hectares cultivados com o cereal, mas o trator quase atolou no solo encharcado. Por causa do clima frio e úmido ainda não consegui começar o plantio da soja", relata um produtor da região Norte de Illinois.
Meio Oeste - Relatos como esse são comuns em todo o Meio-Oeste. No geral, produtores afirmam estar esperando uma trégua nas precipitações para avaliar a necessidade de replantio. De acordo com um estudo da Universidade de Iowa, lavouras semeadas após esse período tendem a apresentar produtividade 4% a 6% abaixo da média.(Gazeta do Povo)