SAFRA II: IBGE prevê redução de 3,3% na produção brasileira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A crise mundial já causou impacto no setor agrícola, confirmado pelo primeiro prognóstico de safra 2009 anunciado na quinta-feira (06/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, realizada nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e nos estado de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia, mostra que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2009 é estimada em 140,8 milhões de toneladas,  3,3% menor que a obtida em 2008. Segundo o coordenador de agropecuária do instituto, Flávio Bolliger, é "muito raro" que a primeira estimativa de safra do instituto mostre uma expectativa de queda na produção. "Não lembro disso ter ocorrido antes", afirmou.

Redução nos investimentos - Segundo Bolliger, os efeitos da crise no setor agrícola chegam sobretudo nos investimentos, já que o produtor não pode deixar de plantar, mas acaba abrindo mão do uso de tecnologia, o que acaba levando a uma redução da produtividade no campo. "Certamente, o produtor está muito menos tranqüilo do que estava no fim do ano passado, há muita incerteza em relação a preços", afirmou. De acordo com Bolliger, os preços dos insumos "prosseguem em patamar dos tempos de euforia, enquanto os preços de produção já foram atingidos pela crise". Além disso, segundo ele, está "muito mais difícil" o acesso dos produtores a linhas de financiamento. Segundo Bolliger, a alta nos preços dos insumos e o recuo na cotação de matérias-primas (commodities) agrícolas estão desestimulando os produtores.

Soja - As regiões pesquisadas pelo IBGE respondem por 77,3% da produção nacional prevista. Segundo o IBGE, o Brasil irá produzir na próxima safra  59,8 milhões de toneladas, volume 0,2% menor em relação ao volume obtido em 2008. A área a ser colhida mostra um acréscimo de 0,6%, enquanto o rendimento esperado apresenta um decréscimo de 0,8%, sendo respectivamente, 21,4 milhões de hectares e 2.794 kg/ha.

Milho -  Para o milho 1ª safra, espera-se uma produção de 37,6 milhões de toneladas, inferior em 6,0% à observada em 2008, devido à retração na área total plantada (- 1,8%) como também, da menor expectativa de rendimento (- 6,4%). Contribuíram para esse quadro os elevados custos de produção e a baixa cotação que o produto vem apresentado em face dos volumes existentes estocados decorrentes da não concretização das exportações previstas.

Redução na área - Além da soja e do milho, o IBGE prevê redução na área colhida nas seguintes culturas:  arroz em casca (0,2%), cebola (2,2%), feijão em grão 1ª safra (13,0%), fumo em folha (2,7%), mandioca (0,5%). . Com variação negativa, algodão herbáceo em caroço (- 9,5%), amendoim em casca 1ª safra (- 0,9%), batata inglesa 1ª safra (- 2,0%). Em relação às produções esperadas, apresentam variação positiva os seguintes produtos: arroz em casca (1,9%), cebola (7,5%), feijão em grão 1ª safra (17,5%), fumo em folha (4,5%). Com variação negativa: algodão herbáceo em caroço (- 10,7%), amendoim em casca 1ª safra (- 5,3%), batata-inglesa 1ª safra (- 2,6%), mandioca (- 0,1%).

Clima -  Nesta primeira estimativa, de uma maneira geral, a previsão é que as condições climáticas estão dentro da normalidade. Entretanto, o IBGE salienta que o cenário atual não é definitivo em face das incertezas geradas pela crise mundial na economia, agravada pela restrição ao crédito e pela alta significativa nos preços dos insumos, principalmente fertilizantes, o que poderá redundar numa implantação de safra com menor utilização de tecnologia.

Safra 2008/2009 - Em relação a 2008, a estimativa do IBGE para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas indica uma produção da ordem de 145,6 milhões de toneladas, superior em 9,4% à obtida em 2007 (133,1 milhões de toneladas. Esse volume é 319.075 toneladas superior ao previsto em setembro. Este acréscimo (0,2%) decorreu, principalmente, em função de reavaliações nos dados do milho 2ª safra e das culturas de inverno, principalmente o trigo. Em relação à área a ser colhida, o aumento foi de 4,2% em relação a 2007, totalizando 47,2 milhões de hectares. Dentre as culturas investigadas que ocuparam as maiores áreas em 2008 , destacam-se a soja ( 21,3 milhões de hectares), milho (14,4 milhões de hectares) e arroz (2,9 milhões de hectares). O somatório das safras destes três produtos representa 89,8% da produção nacional estimada de grãos. (Com informações Gazeta do Povo e IBGE)

CLIQUE AQUI e confira mais detalhes do levantamento de safra do IBGE

Conteúdos Relacionados