SAÚDE: Cooperativas Unimed do Paraná obtêm boa qualificação em programa da ANS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A ANS – Agência Nacional de Saúde, estabeleceu uma política de qualificação das operadoras de planos de saúde. Em entrevista concedida a Revista Ampla (edição de dezembro de 2006) o presidente da Unimed Paraná, Dr. Orestes Pullin, explica a política de qualificação planejada pela ANS e fala sobre a avaliação do sistema Unimed do Paraná no programa.
Ampla - Qual o objetivo da ANS - Agência Nacional de Saúde, ao criar essa política de qualificação das operadoras de planos de saúde?
Pullin – A ANS é a agência reguladora da medicina suplementar no Brasil e como essa medida pretende trazer qualidade ao processo de regulação do setor de planos de saúde privados. A principal ferramenta dessa nova política é o Programa de Qualificação, implantado em dezembro de 2004, que tem vários objetivos: incentivar as operadoras de planos de saúde a atuarem como gestoras de saúde, prevenindo e recuperando a saúde de seus beneficiários; estimular os profissionais de saúde e prestadores de serviços em geral a um atendimento integral ao beneficiário e conscientizar os beneficiários a desenvolverem consciência sanitária para a prevenção de doenças e promoção de saúde.
Ampla - Como a ANS trabalhará os resultados apresentados pelas operadoras de planos de saúde?
Pullin – Nesta última divulgação, a ANS utilizou 41 indicadores, sendo que, na próxima, a previsão é que sejam utilizados 58 indicadores. Esse indicadores deram origem a um indicador único denominado IDSS, que varia de 0 a 1, dividem quatro faixas: de 0 a 0,25; de 0,25 a 0,50; de 0,50 a 0,75 e de 0,75 a 1. A ANS espera que as operadoras busquem a pontuação de 1, considerada ideal. Os indicadores utilizados para a formação do IDSS dão maior peso ao critério de atenção à saúde – 50%. Dos critérios restantes, 30% correspondem à avaliação de desempenho econômico-financeiro das operadoras, 10% dizem respeito à avaliação da estrutura e operação e 10% referem-se à satisfação dos beneficiários.
Ampla - Qual a importância do Programa de qualificação para a Unimed?
Pullin – No caso da Unimed é importante a conscientização de todos os seus cooperados e demais prestadores da sua responsabilidade neste programa de qualificação. A maioria dos indicadores de saúde reflete a qualidade dos serviços prestados pelos médicos e hospitais. Só para ilustrar, um dos indicadores utilizados pela ANS pe a proporção de parto Cesário, cuja redução tem sido motivo de trabalho das entidades de classe e do próprio Conselho Federal de Medicina, na busca de uma boa prática médica. No Paraná, todas as cooperativas Unimed foram avaliadas e obtiveram o IDSS no intervalo de 0,5 a 0,75 o que pode ser considerado excelente, já que este é um programa de longo prazo da ANS, está no seu início e seu resultado está relacionado à mudança, inclusive, de cultura médica.