SEBRAE-PR: Emilia-Romagna terá escritório de representação no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

A parceria entre o Paraná e o estado da Emilia-Romagna vai ganhar força com a instalação de um posto-avançado da região italiana em Curitiba. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (12/03), durante seminário na sede do Sebrae-PR organizado para apresentar os primeiros resultados do Projeto de Cooperação Paraná/Emilia-Romagna. Participaram do evento representantes da Presidência da República do Brasil, da Diplomacia italiana, da Universidade de Bologna, do Senar/Faep, do Sebrae e do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, que é parceiro no Projeto e foi representado pelo superintendente adjunto, Nelson Costa. O escritório, que será instalado na sede do Sebrae em Curitiba, ficará a cargo da representante da Emilia-Romagna para Assuntos de Cooperação Internacional, Alessia Benizzi, que vai acompanhar a implantação das ações integradas e identificar novas possibilidades comerciais e de intercâmbio tecnológico entre as duas regiões.

Projetos - Quatro projetos já estão em andamento: 1) desenvolvimento da cadeia hortifrutigranjeira para a Região Metropolitana de Curitiba; 2) inovação tecnológica na cadeia alimentar; 3) formação de dirigentes e lideranças cooperativistas; 4) comercialização de soja e milho convencional. Os projetos vão proporcionar aos produtores e cooperativas a oportunidade de fomentar suas produções, com o aprimoramento da gestão empresarial e da qualificação profissional. A idéia é desenvolver também produtos agroindustriais com maior valor agregado e mais competitivos no mercado, além de criar redes de comercialização, com acesso à inovação e transferência de tecnologia; organizar produtores em grupos cooperativos e fortalecer a cultura associativista com incentivos. "A instalação do escritório é um marco no histórico de intercâmbio entre o Paraná e a Itália, sobretudo na região da Emilia-Romagna. Vamos ter uma clara e rápida leitura das especificidades de cada parceiro. Pretendemos abrir um diálogo constante com todas as instituições envolvidas e o cooperativismo será fundamental nesse processo. Tenho esperança e acredito que poderemos crescer juntos", afirmou Alessia.

 

Impulso as exportações - Para o presidente do Sebrae Paraná, Darci Piana, a parceria com a Emilia-Romagna pode dar um impulso às exportações paranaenses para a Itália. "Com o trabalho em conjunto teremos possibilidade de intercâmbio de tecnologias que, se assimiladas, poderão adequar nossos produtos a um mercado exigente e forte e que abre portas em toda a União Européia", disse. Economicamente, a Emilia-Romagna é uma das primeiras regiões da Itália em renda per capita e tem sido classificada nos últimos anos como uma das 15 regiões mais ricas da Europa. O sistema econômico-produtivo da região é tradicionalmente identificado com as muitas cadeias da produção, profundamente ligado ao conhecimento, habilidades e o sistema de relações territoriais.

 

Visitas - A Emilia-Romagna é também a região européia que lidera em políticas de inovação, o que significa melhorar sistemas de relacionamentos e criar relações mais próximas entre economia, território e sociedade. De acordo com o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, a parceria entre o Paraná e a Emilia-Romagna tem muitas possibilidades de ser ampliada. "É importante, pois desenvolvem potencialidades em comum a abrem novos mercados", explicou. Depois do seminário, integrantes da comitiva italiana, acompanhados pelo analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti, viajaram para conhecer os terminais portuários da Cotriguaçu e da Coamo, em Paranaguá, e as sedes da Castrolanda e da Batavo, em Castro e Carambeí.

Conteúdos Relacionados