SECA: Estiagem prolongada baixa o nível do Rio Ivaí
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"Rio Ivaí em perigo" é o título da matéria publicada neste final de semana pelo jornal Tribuna do Norte, editado em Apucarana, sobre as conseqüências da falta de chuvas sobre um dos maiores mananciais da região e do Paraná. O texto, de autoria do jornalista Edison Costa, ressalta que o nível das águas do Ivaí atingiu em torno de 30 centímetros abaixo do normal na região do Distrito de Porto Ubá, no município de Lidianópolis. "A medida pode parecer pequena, mas representa milhões de litros de água. Segundo o medidor oficial da Itaipu Binacional naquela localidade, Ademir Urbanas, o nível o rio está na faixa de 70 centímetros na ponte do distrito. ‘Faz muitos anos que moro aqui e nunca vi o Rio Ivaí numa situação como esta', afirma Urbanas. Segundo ele, há cerca de 90 dias aproximadamente, não cai uma boa chuva em Lidianópolis ou no Vale do Ivaí", conta o repórter.
Peixes - Ainda de acordo com ele, em vários trechos do manancial as pedras estão totalmente descobertas pelas águas e que, em busca de oxigênio e alimentos, os peixes se escondem no fundo dos poços de água existentes entre as pedras. Além disso, um morador ribeirinho afirma que há cerca de cinco anos o Ivaí não consegue atingir um bom nível de água. Mas, de acordo com o diretor secretário da Associação dos Pescadores Profissionais de Porto Ubá, Marildo Oliveira, apesar da redução de água no leito o Ivaí, ainda não há casos de mortandade de peixes por falta de oxigênio. "Ele observa que o rio tem, em toda sua extensão, muitas pedras e quedas d´água, que garantem a oxigenação e comida para as diferentes espécies de peixes que prevalecem no manancial, como dourado, pacu, piapara, corimba, cascudo, mandi, pintado e jacu, entre outros", relata o autor da matéria.
Extensão - Segundo o repórter, o rio Ivaí tem cerca de 635 quilômetros de extensão. Ele nasce no município de Prudentópolis, no Centro Sul do Paraná, e desemboca no Rio Paraná, em Querência do Norte, na região Noroeste.