SESCOOP: Agentes de desenvolvimento planejam ações para 2007

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“É o trabalho mais importante que temos no cooperativismo do Paraná”. Com essa afirmação, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, reconheceu a ação dos agentes de desenvolvimento das cooperativas paranaenses que participam, hoje e amanhã, em Pontal do Paraná, de encontro de avaliação de 2006 e planejamento de 2007. Participam do Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento Humano 35 profissionais das cooperativas, além da equipe do Sescoop Paraná, gerenciada por Leonardo Boesche.

Formação para a gestão – Ao saudar os agentes que passaram pela Ocepar, João Paulo Koslovski fez uma breve análise dos problemas enfrentados pelas cooperativas nos últimos anos para reconhecer, em seguida, o importantíssimo trabalho de formação dos dirigentes, profissionais e cooperados, realizado pelo Sescoop com o apoio dos agentes de desenvolvimento das cooperativas. “Não fosse o trabalho de vocês, não teríamos condições de dar treinamento aos profissionais que cuidam da gestão das cooperativas na superação das dificuldades que enfrentamos”, frisou.

Resultados – O presidente da Ocepar mostrou que desde o ano 2000, quando o Sescoop PR iniciou um programa contínuo de formação com apoio dos agentes de desenvolvimento das cooperativas, até este ano de 2006 foram realizados 8.219 eventos – fora os realizados diretamente pelas cooperativas -, totalizando 123 mil horas e beneficiando 451 mil pessoas entre dirigentes, colaboradores, cooperados e familiares. Citando que só em 2006 os eventos realizados pelo Sescoop com apoio das cooperativas alcançaram mais de 100 mil pessoas, Koslovski agradeceu “de coração por cada trabalho realizado por vocês”. O assessor de cooperativismo da Integrada, Ademar Ajimura, considera que o trabalho de formação dos cooperados e esposas, realizado pelas cooperativas com apoio do Sescoop traz, entre outros resultados, a fidelização dos associados. “É um avanço muito grande, que propicia mais qualidade de vida aos cooperados”, frisou.

Realização e fidelização - O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop PR, Leonardo Boesche, afirmou que se sentia grande satisfação por estar coordenando todo esse processo de formação, com apoio dos agentes, e ficou agradavelmente surpreso pelos bons resultados alcançados. “Agora vamos fazer uma avaliação do ano e planejar as nossas ações para 2007, visando atender as expectativas das cooperativas. Temos vários projetos e cursos de pós-graduação sendo formatados, entre os quais os de Traineé, Promoção Social e Comunicação em Cooperativismo, e outros em consolidação, como Jovem Aprendiz e Cooperjovem”, comentou.

Encontro – Os 35 agentes de desenvolvimento humano cumprem uma extensa programação, hoje e amanhã, no Hotel Mata Atlântica, em Pontal do Paraná. Após a chegada, no começo da tarde, conhecerão os cases das cooperativas Cocamar e C.Vale, Inclusão de Portadores de Deficiências, Cooperjovem e Jovem Aprendiz Cooperativo. À noite, durante o jantar,  será apresentada a peça “O Menestrel”. Amanhã cedo serão realizadas atividades experiências. O retorno a Curitiba ocorre no começo da tarde.

Conteúdos Relacionados