SESCOOP/PR: Senac presta assessoria na implantação de cursos online

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Quem ensina, sempre tem algo a aprender. Prova disso é o curso Introdução ao Cooperativismo do Sescoop/PR, que foi formatado para a modalidade de educação a distância (EaD) pelo Senac. A instituição tem como objetivo qualificar todos os instrutores sobre os conhecimentos básicos do cooperativismo.

Viabilidade - De acordo com o gerente de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a maioria de seus programas de treinamento inclui cursos presenciais. "Trabalhamos com cooperativas que precisam disponibilizar aos seus funcionários e cooperados os mais diversos cursos e verificamos que os mesmos são viáveis na metodologia a distância. O problema que pretendemos solucionar com esta parceria,  é que, geralmente, o instrutor contratado conhece pouco ou quase nada sobre cooperativismo. Por isso é tão importante fornecermos um curso introdutório sobre o mundo das cooperativas. Isto será viabilizado agora com o apoio do Senac", explica. Na verdade, o grande objetivo é desenvolver um sistema próprio de treinamentos online para a rede de cooperativas filiadas. E para isso, nada melhor do que vivenciar a educação a distância ao mesmo tempo em que se aprende.

Parceria - A parceria entre as entidades começou em 2009, quando o Sescoop/PR e o Senac deram início na formatação deste curso online de Excelência em Vendas. Foi aí que descobriu que ,além dos cursos a distância de seu portfólio, o Senac personaliza programas de treinamento e faz consultorias para implantação de programas de educação a distância. Boesche conta que fazia três anos que o Sescoop procurava alguém que pudesse apoiá-los nesse projeto, dentro das possibilidades da instituição.

Plataforma tecnológica - No entanto, as propostas recebidas os colocavam numa posição de dependência em relação aos prestadores de serviços, seja pela compra do software necessário, que implicava em um alto investimento, ou com a cobrança de mensalidades. "O Senac nos ajudou não só na adaptação do curso para o formato online e na capacitação de tutores, como está acompanhando a implantação da plataforma tecnológica necessária. A intenção é, com o apoio do Senac, criar nosso próprio setor de Educação a Distância", afirma Boesche. 

Migração - Nos últimos anos, as empresas estão migrando seus programas de educação corporativa presenciais para a modalidade a distância. Entre as vantagens, está a economia em despesas com deslocamento, passagens e hospedagem. "O colaborador que estuda a distância apresenta uma autonomia para gerenciar seu tempo e com isso, acaba desenvolvendo uma nova habilidade", enfatiza a analista de educação profissional do Senac, Ariete Terezinha Bueno Murbach. Segundo ela, é muito fácil criar um programa próprio de treinamento online, desde que se tenha uma assessoria adequada, é claro.

Consultoria - O Senac realiza esse trabalho de consultoria desde 2007, que engloba desde a capacitação dos tutores e o auxílio para a implantação do Moodle - software gratuito para operacionalização das aulas virtuais. Já atendeu clientes como o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, além da Escola de Magistratura do Paraná (Emap). (Com informações do Informe Senac)

Conteúdos Relacionados