SESCOOP/RJ: Lideranças cooperativistas do Rio de Janeiro visitam o Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Integrantes do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) iniciaram, na manhã desta quinta-feira (22/04), em Curitiba, uma visita ao Paraná com o objetivo de conhecer detalhes sobre o trabalho realizado pelo Sistema Ocepar - formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar). De acordo com a superintendente do Sescoop/RJ, Maria de Fatima Moraes Rodrigues, essa troca de informações com os paranaenses marca o início de um processo que visa a implantação de um modelo de gestão no sistema fluminense.
Aprendizado - "Sempre aprendemos muito com as experiências de sucessos vindas dos estados do Sul, como Paraná e Rio Grande do Sul. Nossa preocupação é termos um modelo de gestão para podermos implantá-lo no Rio de Janeiro. Também temos experiências de sucesso, mas elas ainda são soltas, como uma colcha de retalhos. Temos que ter o compromisso de formatar um modelo de sucesso, dentro da proposta da instituição, que trace um caminho a ser trilhado. Esse momento é fundamental para o Rio de Janeiro", disse a superintendente do Sescoop/RJ.
Experiências positivas - "Nós viemos conhecer as diferenças, o desenvolvimento do trabalho realizado aqui no Paraná, enfim, absorver tudo o que for possível das experiências positivas", afirmou o conselheiro Ismael Silva Lisboa, que também é representante do Sescoop Nacional. "Essa visita representa uma oportunidade única para agregarmos conhecimento, entender outras realidades. O Paraná e o Rio Grande do Sul são referências de cooperativismo e de organização", disse o conselheiro Luiz Eduardo F. Bento, que atua no ramo de transporte alternativo por meio da cooperativa Belrio. "Vamos copiar os exemplos positivos do Paraná, de acordo com a nossa realidade", frisou a conselheira Gilcéa Lourenço, representante do Sindicato dos Empregados de Cooperativas do ramo crédito- Coopesa. "Queremos aprender mais um pouco e convidá-los para conhecer também o trabalho que realizamos no Rio de Janeiro", afirmou Floraci Soares, diretora da cooperativa habitacional Chave Real.
Programação - De manhã, os conselheiros do Sescoop/RJ estiveram reunidos com o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, que forneceu detalhes sobre como o Sistema está organizado no Paraná. "Essa troca de experiências entre os estados é muito importante pois enfrentamos desafios diferentes, possuímos cultura e história diferentes, mas, apesar disso, cada um tem experiências boas acumuladas", disse ao receber o grupo. Na sequência, o gerente de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, discorreu acerca do programa de formação que prevê a realização, neste ano, de 3.500 eventos para cerca de 100 mil pessoas.
Difusão - O assessor da diretoria e primeiro presidente da Organização, Guntolf van Kaick, também esteve com os cooperativistas fluminenses. "O Paraná sempre foi aberto à difusão de conhecimento. No início, nós também fomos buscar informações fora, nos apropriamos delas e as ajustamos de acordo com a nossa realidade. Mas é um processo em constante construção e que vem evoluindo. O importante é somar e essa troca de experiências vai agregar valor ao nosso trabalho", disse van Kaick. À tarde, os conselheiros do Sescoop/RJ vão conhecer as atividades desenvolvidas pela Fecoopar, o sistema Autogestão e as estratégias de comunicação do Sistema Ocepar. Nesta sexta-feira (23/04), eles visitam a cooperativa Bom Jesus, na Lapa.