SETOR SUCROALCOOLEIRO: Crescimento com responsabilidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em 2007, o setor sucroalcooleiro do Paraná contabilizou várias conquistas, ao mesmo tempo em que continuou expandindo a área cultivada com cana-de-açúcar. O cenário do setor no estado, os avanços e investimentos, entre outras informações que retratam o crescimento e a importância do setor, foram detalhadas no Relatório 2007 da Indústria Sucroalcooleira do Paraná que, nesta semana, chegou às mãos do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Conquistas - A publicação, elaborada pela Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), destaca conquistas como as novas usinas, dos grupos Santa Terezinha (em Terra Rica) e Alto Alegre (em Santo Inácio), obras que trouxeram forte impulso ao desenvolvimento econômico e social dessas regiões. Da mesma forma, há novos projetos e estudos em andamento para a instalação de mais usinas. Sobre isso e também sobre a expansão dos canaviais, a Alcopar lembra que as lavouras de cana representam parte ínfima das terras agricultáveis paranaenses, algo em torno de 3,5%, estando bastante  limitada geograficamente. "Com isso, podemos garantir que a cana não compete com a produção de alimentos no Paraná, sendo mais uma atividade que contribui para fortalecer a economia de 130 municípios e de todo o Estado, onde é geradora de 85 mil postos de trabalhos diretos", afirma o diretor presidente da Alcopar, Anísio Tormena.

Representação do setor - Outro fato importante tratado no Relatório 2007 é a participação do setor em cargos representativos em instituições do Estado e no plano federal. No mês de outubro do ano passado, o presidente da Alcopar e dos sindicatos paranaenses de açúcar e álcool, Anísio Tormena, que também é diretor da Usina Coopcana, passou a liderar a coordenação do Fórum Nacional Sucroalcooleiro, que reúne presidentes de sindicatos de todos os estados federados, onde é mantida cultura de cana-de-açúcar. O mandato é de 12 meses. O objetivo do Fórum é acompanhar e debater assuntos da área com setores do governo.

Conteúdos Relacionados