SHOW RURAL I: Algodão superadensado será apresentado em Cascavel

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos da América Latina de transferência de tecnologias agropecuárias, foi o palco escolhido pela Associação dos Cotonicultores do Paraná (Acopar), Iapar e Coodetec para a apresentação de uma nova tecnologia no plantio de algodão. Adotado há mais de cinco anos por pequenos produtores da Argentina, o algodão superadensado vem se expandindo bastante naquele país e também no Paraguai, onde a estrutura fundiária é similar ao Paraná (pequenas e médias propriedades). Neste sistema, o algodão é plantado com 30 a 40 cm de espaçamento, e chega a atingir 70 cm de altura, enquanto o normal é 90 cm de espaçamento e até 1,10 metros de altura. "Outro diferencial importante é que a tecnologia de campo vem associada à tecnologia de colheita, que é mecanizada e tem um custo bastante inferior ao sistema normal", revela o presidente da Associação, Almir Montecelli. Segundo ele, a colheitadeira utilizada custa  em torno de R$ 35 mil e permite colher 3 alqueires/dia, enquanto no sistema normal a colheitadeira chega a custar R$ 600 mil e colhe 8 alqueires/dia.

Convite - Além de apresentar a tecnologia, a Acopar, o Iapar e a Coodetec irão promover uma reunião sobre o assunto durante o Show Rural. O encontro está marcado para o dia 30 de janeiro, às 13 horas, no estande do Sistema Ocepar, e terá a presença do fabricante da colheitadeira utilizada no cultivo do algodão superadensado e também do técnico do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA). "Todos os técnicos das cooperativas estão convidados a participar", diz Montecelli.

Dias de Campo - De acordo com o presidente da Acopar, a apresentação da tecnologia ainda continuará durante o ano. "Há várias unidades demonstrativas no estado, onde futuramente serão realizados dias de campo com variedades da Coodetec e do Iapar", afirma.

Conteúdos Relacionados