SHOW RURAL II: Tecnologias inovadoras no estande da Coodetec

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para atender as demandas do empresário do campo, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) apresenta, no Show Rural 2010, novos materiais, adaptados para diferentes regiões e com estabilidade produtiva: híbridos de milho, com alta produtividade de grãos e silagem, boa sanidade foliar e baixo fator de reprodução para nematóides; cultivares de soja, para a antecipação de semeadura, com diversidade de ciclo, acrescentando ao portfólio mais precocidade, tolerância aos nematóides, doenças e ao acamamento.  A Coodetec investe em tecnologia e orientação técnica e vê comprovada a eficácia de suas sementes, quando conquista o primeiro lugar no mercado brasileiro, além de manter a preferência absoluta entre os triticultores paraguaios. É detentora da maior participação de mercado entre as empresas nacionais de melhoramento de híbridos de milho. Também é a empresa que mais cresce em vendas neste concorrido segmento. No mercado de soja, mantém a liderança no sul do Brasil e Paraguai. A Cooperativa desenvolve melhoramento genético para as três principais culturas do Brasil: milho, soja e trigo, há 36 anos. Já lançou mais de 200 produtos. Tem atuação no Paraguai e Bolívia e está estendendo para Uruguai e Argentina. "Trabalhamos para apresentar produtos de alta performance, que superem as expectativas do empresário do campo e que proporcionem maior retorno sobre o investimento. Pensando assim, contamos com você para ampliar os limites de rendimento do agronegócio brasileiro. Escolha sementes CD", destaca o presidente da Coodetec, Irineu da Costa Rodrigues.

Tecnologia - Ao mesmo tempo que o acesso a tecnologia aumenta e beneficia as lavouras, é comum aparecerem novos problemas de pragas e doenças que acabam se tornando resistentes a determinados tipos de herbicidas. "Estamos, constantemente, apresentando soluções para garantir a produtividade da lavoura, mantendo estável, nossos híbridos de milho e cultivares de soja e trigo, mesmo em épocas de clima desfavorável", ressalta o agrônomo e diretor executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro. No estande da Coodetec você irá conferir algumas dessas soluções inovadoras para a safra 2010. Os visitantes poderão caminhar pelas parcelas demonstrativas e acompanhar o desenvolvimento de cultivares e híbridos CD, em diferentes estágios de desenvolvimento. Uma equipe de pesquisadores, agrônomos e técnicos estará à disposição, para informações e esclarecimentos adicionais.

Soja - Segundo o agrônomo e coordenador de marketing e difusão de soja e trigo da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, os pré-lançamentos e lançamentos para a próxima safra, além dos cultivares de maior expressão para a região Sul do Brasil e para o Paraguai estarão no estande da Coodetec, entre eles, CD 231RR, CD 233RR, CD 235RR, CD 214RR, CD 225RR, CD 226RR, ainda os convencionais CD 202, CD 215, CD 206 e CD 221. Entre os lançamentos, destaque para o cultivar CD 236RR, precoce, de alto potencial produtivo, elevado peso de grãos e tolerância aos nematóides formadores de galhas; e ainda para o cultivar 237RR com ampla adaptação e estabilidade produtiva, alto potencial produtivo em todas as épocas de semeadura e tolerância aos nematóides formadores de galhas e cisto raça 3. Outro lançamento é o transgênico CD 206RR, primeiro retrocruzamento da Coodetec, que preserva as características do pai, o CD 206, um dos campeões da preferência dos sojicultores brasileiros, que tem lavouras em regiões altas. É um cultivar semiprecoce, resistente ao acamamento, muito produtivo e estável. Também promissor é o cultivar CD 241RR, de alto potencial produtivo em semeadura antecipada, tipo de crescimento indeterminado, com engalhamento, além de flexibilizar diferentes classes de fertilidade de solos. Ainda merece destaque o CD 239RR, de alto potencial produtivo em semeadura na época normal, pronunciado arranque inicial e sanidade radicular, além de resistência ao acamamento, com engalhamento.

Safra 2011 - Ao visitar o estande da Coodetec, o agricultor também vai conhecer os cultivares em pré-lançamento, que estarão disponíveis em escala comercial, na safra 2011. Segundo o agrônomo Marcelo da Costa Rodrigues, o CD 238RR é semiprecoce, com adaptação em regiões altas e baixas. Tem ampla janela de semeadura, que inicia em outubro e se estende até dezembro. O CD 248RR é um cultivar precoce, resistente ao acamamento, de porte baixo e melhor adaptação às regiões altas do Sul do Brasil e Paraguai. Trata-se de um material de elevado peso e tamanho de grãos. Outro pré-lançamento, o CD 249RR é semiprecoce, resistente ao acamamento, produtivo e estável, também com melhor adaptação às regiões altas do Sul do Brasil e Paraguai. O CD 250RR, que estará disponível em escala, na safra 2011, é superprecoce, com média de 110 dias de ciclo. Indeterminado com formação de galhos, permite antecipação de plantio, gerando maior segurança para a safrinha de milho. Único material convencional entre os pré-lançamentos da Coodetec, o CD 252 é precoce, resistente ao acamamento e tem grãos pesados. Melhor adaptação em regiões altas, como centro-sul do Paraná.

Milho - A Coodetec apresenta oito híbridos comerciais já em plantio (CD 321, CD 384, CD 308) e em lançamento (CD 393, CD 397, CD 386, CD 327 e CD 388), que atendem aos diferentes nichos de mercado. O agrônomo e coordenador de marketing e difusão de milho da Coodetec, Charles Drummond Ayub, destaca as parcelas de híbridos com tecnologia BT, Herculex*I e YieldGard®. Esta é primeira apresentação do CD 397 YG e o CD 384 Hx, híbridos de milho de alta produtividade, que serão lançados comercialmente na safra 2010/2011. O CD 397 YG tem alta produção, qualidade de silagem, excelente enraizamento, além de ser um bom produto silageiro. O híbrido com a Tecnologia YieldGard®, da Monsanto, possui uma proteína oriunda do Bacillus thuringiensis (Bt) - bactéria encontrada no solo e comumente usada como biocida natural. Foi desenvolvido para proteger a lavoura de milho dos ataques das principais pragas da cultura: lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) e broca-do-Colmo (Diatraea saccharalis). É resultante da modificação genética do híbrido de milho "Hi-Il" com o gene cry1Ab para a expressão da característica de resistência, durante todo o ciclo da cultura. Estas pragas podem reduzir o rendimento e qualidade da produção na cultura do milho. O híbrido com tecnologia YieldGard® reduz os danos causados pelas pragas, trazendo ainda benefícios ambientais importantes como, por exemplo, a redução do uso de inseticidas na cultura do milho.

Herculex*I - O CD 384 Hx, que também será apresentado durante o Show Rural 2010, tem alta produtividade, sanidade foliar e estabilidade de produção. A tecnologia Herculex*I confere a planta de milho proteção contra a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), principal praga foliar do milho. Ele também proporciona controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis). O Herculex*I é uma tecnologia desenvolvida pela Dow AgroSciences, controladora da Agromen Tecnologia, em parceria com a Pioneer/Dupont. A tecnologia da proteção contra insetos incorporada à própria planta atua durante todo o ciclo de desenvolvimento da cultura. Ele usa o gene cry1F, vindo também do microorganismo Bacillus thuringiensis (Bt). O plantio das sementes com YieldGard® e Herculex*I é feito da mesma maneira que a de outros híbridos de qualidade superior. Recomenda-se, porém, o uso dos chamados refúgios, áreas de híbridos com o mesmo ciclo, mas sem as tecnologias, plantados nas proximidades, visando prevenir a seleção de insetos resistentes. (Assessoria de Imprensa Coodedetec)

Conteúdos Relacionados