SICOOB: Requião anuncia ingresso de cooperativas na concessão de empréstimos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O governador Roberto Requião adiantou na reunião da Escola de Governo desta terça-feira (04/12) que, na próxima semana, deverá ser anunciado o ingresso do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) entre as instituições que oferecem empréstimo consignado (desconto da prestação no salário) do funcionalismo público estadual.

Reflexo positivo nos juros - A entrada do Sicoob deverá reduzir ainda mais os juros cobrados pelos bancos, dos servidores públicos. Desde outubro, quando entrou em vigor o decreto 1.556/2007, assinado por Requião, as instituições financeiras podem cobrar dos servidores do Estado juros mensais de 1,36% a 1,85%, no máximo - o teto varia conforme o número de prestações do pagamento do empréstimo. "O Sicoob", antecipou o governador, "deverá oferecer taxa de 1,2% a 1,4% ao mês."

Redução - "Trago uma notícia preliminar, que deverá se consolidar na próxima terça-feira (11/12). Diz respeito à entrada no empréstimo consignado [ao funcionalismo] do Sicoob, o que vai baixar os juros para 1,2%, 1,4%, sem a cobrança do IOF [Imposto Sobre Operações Financeiras], porque uma cooperativa não paga esse tipo de imposto", disse o governador.

Crédito - Requião informou ainda que o Sicoob deverá oferecer crédito de R$ 100 milhões no sistema de empréstimo consignado ao funcionalismo. "Evidentemente [o Sicoob] não pode assumir os R$ 700 milhões, montante global dos empréstimos aos funcionários, mas [a redução dos juros, para 1,2% a 1,4% mensais] é uma baixa sensível, considerável", reforçou.

Comparação - Pela internet, servidor pode comparar taxas dos bancos. Os funcionários públicos têm no Portal do Servidor uma ferramenta para comparar as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras que oferecem empréstimo consignado. Basta acessar o endereço www.portaldoservidor.pr.gov.br e, no lado direito da página, nos "destaques", clicar no item "Empréstimos - Taxas Praticadas". Há também um outro serviço disponível: uma simulação de cálculo para quem deseja pagar antecipadamente a dívida. Para isso, o caminho é clicar no item "Liquidações Antecipadas", logo abaixo da tabela com os juros cobrados pelos bancos. (Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados