SICREDI UNIÃO: Livro sobre os 25 anos do cooperativismo de crédito será lançado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em 1985, quando um grupo de 24 produtores fundou a Cooperativa de Crédito Rural de Maringá (Credimar) em Maringá (PR), quase ninguém ouvia falar em cooperativismo de crédito na região. À época, os agricultores sentiam-se reféns dos grandes bancos, cada vez mais restritivos em relação a empréstimos para a lavoura, e o governo não cumpria as promessas de atender ao setor. Hoje, 25 anos depois, esse segmento de crédito já representa 10% da movimentação financeira no Paraná, com tendência a continuar crescendo fortemente nos próximos anos, sendo que em muitos municípios esse percentual pode chegar a 80%. Em 1998, a Credimar aderiu ao sistema Sicredi e, atualmente, está entre as maiores cooperativas de crédito brasileiras, com 45 mil associados, 61 unidades de atendimento e ativos da ordem de R$ 600 milhões.
História - Esta, em síntese, é a história da Sicredi União PR, contada no livro "A Ousadia Que Faz Acontecer", de autoria do jornalista Rogério Recco. Com 192 páginas, a obra será lançada nesta quarta-feira (01/12), às 20h, no Giardino em Maringá. Entre os convidados, vários fundadores, entre os quais Pedro Jorge Frare, morador no município de Doutor Camargo, que ingressou na Credimar em 1987. Ele conta que, naquela época, "era preciso ter muita confiança para acreditar que a cooperativa pudesse dar certo". Frare colecionou todos os talões de cheques desde então, o que ajuda a contar um pouco da história da instituição.
Memória - O presidente da Sicredi União PR, Wellington Ferreira, ressalta a importância da preservação da memória do cooperativismo de crédito na região: "lembrar as conquistas do passado é uma referência e um grande estímulo às gerações do presente e do futuro, a certeza de que é possível avançar muito mais". Parte da tiragem do livro será distribuída para bibliotecas públicas e escolas nos municípios situados na região da cooperativa. (Imprensa Sicredi União)