SISTEMA OCEPAR I: Homenagem às mulheres marca reunião dos gestores desta terça-feira
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Solange Pinzon de Carvalho Martins, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional, Wemilda Marta Fregonese Feltrin, presidente da Unimed Francisco Beltrão, e Yuna Bastos, conselheira da Sicredi União PR/SP. Três mulheres, três exemplos de liderança feminina e que na manhã desta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, representaram todas as mulheres cooperativistas na homenagem que o Sistema Ocepar promoveu, durante a reunião matinal dos gestores da organização. A reunião, comandada pela gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, outra liderança feminina que inspira, foi inteira dedicada às mulheres e contou, excepcionalmente, com a participação de todos os colaboradores do Sistema Ocepar.
Temos que “inclusificar” - “O dia da mulher é um lembrete no sentido de que a sociedade perceba que ainda existem diferenças de gêneros, que resultam em discriminação, salários e cargos inferiores, privilégios diferentes entre homens e mulheres, e isto tudo num cenário de mundo em que a diversidade tem sido bastante debatida. Nós, do Sistema Ocepar, temos buscado ressaltar o papel da mulher, por meio de ações e projetos que incentivem a participação feminina nas cooperativas, e hoje é mais um dia para lembrar a importância de inclusificar”, comentou Maria Emília, destacando a palavra “inclusificar” que, diferentemente de diversificar ou incluir, implica umesforço contínuo de fazer com que as mulheres se sintam engajadas, empoderadas, aceitas e valorizadas.
Inspiração - As três convidadas agradeceram a oportunidade de representar as mulheres cooperativistas, porém, destacaram que, apesar dos avanços, ainda há dificuldade em trazê-las para os conselhos e posições de liderança. “Estar aqui hoje é importante para mim, para minha cooperativa e para nossa classe. Sei que nós, lideranças, servimos de inspiração. Essa consciência nos dá muita responsabilidade. E eu, no que me cabe, incentivo a participação feminina, tanto que no Sicoob Meridional as mulheres representam 60% do quadro funcional e mais de 50% dos cargos de chefia. As mulheres são competentes, conseguem dividir a liderança, envolver mais. O homem pode ter força física, mas diferença de sensibilidade pertence a mulher”, disse Solange Pinzon.
Estímulo ao protagonismo - "É um orgulho muito grande saber a minha participação, as minhas ações, inspiram outras mulheres”, completou a dra. Wemilda Fregonese. Segundo ela, na área de saúde há mais paridade de gênero no exercício da função, porém, o mesmo não ocorre no que se refere à participação nas cooperativas. “O que vê é que as mulheres entram mais tarde na cooperativa. Está faltando alguma coisa para motivá-las a participar dos conselhos e diretoria. E isso não é por falta de convite, e sim de escolha delas próprias. Participar da cooperativa exige uma disponibilidade que às vezes as mulheres não têm, por estarem na fase de estudar e formar família. Estimular o protagonismo feminino é uma batalha e temos que traçar outras estratégias para ter sucesso”, disse.
Agro - Por conhecer bem o ramo agropecuário, Yuna Bastos lembra que esse ambiente ainda é predominantemente masculino. “Temos mulheres maravilhosas que ajudam a divulgar o agro e são exemplo e inspiração. Mas na liderança, ainda há carência de figuras femininas”, afirmou. “Temos muitas cooperadas, que trabalham na propriedade e conduzem os negócios com muita competência. Mas poucas estão em cargos de liderança. E isso ocorre por vários fatores, inclusive, porque um diferencial nosso é que a mulher busca realização. Corre atrás da realização. Não é só cargo ou salário. Então, nós que desempenhamos uma função de liderança, temos que ser inspiração para essas mulheres”, concluiu.
Homenagem - A gerente Maria Emília Lima, em nome do Sistema Ocepar, encerrou a homenagem às mulheres cooperativistas com um vídeo produzido pela Gerência de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sescoop/PR e pela Coordenação de Comunicação do Sistema Ocepar. Clique aqui e confira. Houve ainda uma homenagem alusiva à data prestada pela Associação dos Funcionários do Sistema Ocepar (Afoca).