SUCROALCOOLEIRO II: Preço do álcool cai em plena entressafra
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os preços do álcool combustível encerraram a semana passada com forte baixa no mercado paulista, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Para o período, a queda pode ser considerada atípica, uma vez que as usinas estão em plena entressafra. O litro do etanol hidratado fechou a R$ 0,7850 (sem impostos), com recuo de 4,35%. Já o tipo anidro recuou para a R$ 0,8667 o litro (sem impostos), queda de 1,27% em relação à semana anterior.
Janeiro - Nesta entressafra, cerca de 20 usinas começaram janeiro processando matéria-prima. Segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor-técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), esse fator não justifica a queda dos preços. "Em uma quinzena de safra normal, a moagem atinge 38 milhões de toneladas. Na primeira quinzena de janeiro, essas usinas moeram cerca de 2 milhões de toneladas e, na segunda quinzena, cerca de 1 milhão. Não é isso que está pressionado os preços."
Equívoco - Segundo Rodrigues, a estrutura do mercado está equivocada. O consumo mensal está em torno de 1,8 bilhão de litros. Em abril, o estoque de passagem ficará em torno de 1,4 bilhão, abaixo do consumo. "Neste período, algumas usinas já iniciam a nova safra." (Valor Econômico)