SUCROENERGÉTICO: Paulo Zanetti é empossado presidente da Alcopar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O engenheiro agrônomo Paulo Adalberto Zanetti, presidente do Grupo Vale do Ivaí Açúcar e Álcool, de São Pedro do Ivaí, foi empossado na última segunda-feira (24/05) na presidência da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná), em lugar de Anísio Tormena, falecido no último dia 18. Além dele, os três sindicatos patronais que integram o sistema, antes presididos por Tormena, também têm novos presidentes: o Sialpar (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Paraná) foi assumido por Tácito Octaviano Barduzzi Júnior, que preside a Nova Produtiva Cooperativa Agroindustrial, de Astorga; o Siapar (Sindicato da Indústria de Açúcar do Paraná), por Antonio Sérgio de Oliveira, diretor vice-presidente da Corol Cooperativa Agroindustrial, de Rolândia; e o Sibiopar (Sindicato da Indústria de Produção de Biodiesel do Estado do Paraná), por Constante Arruda, da Dacalda Açúcar e Álcool Ltda, de Cambará.
Estatuto Social - O conselho diretor da Alcopar e dos sindicatos cumpriu o que determina o artigo 19 do Estatuto Social, que prevê, em casos assim, a substituição do titular pelos respectivos vice-presidentes. Eles têm mais dois anos de mandato, quando haverá nova eleição. Integram a diretoria da Alcopar os vice-presidentes João Batista Meneguetti, Sidney Meneguetti, Constante Arruda, Sérgio Bibiano Rodrigues, Ricardo Rezende e Daniel Meneghel. No Sialpar, Hélcio Rabassi (diretor tesoureiro), e Miguel Rubens Tranin (diretor secretário), Pedro Baggio Neto, Sérgio Bibiano Rodrigues, Sidney Meneguetti e Antonio Sérgio de Oliveira (suplentes). No Siapar, João Batista Meneguetti (diretor tesoureiro), Sidney Meneguetti (diretor secretário), Ricardo Rezende, Daniel Meneghel, Hélcio Rabassi e Paulo Zanetti (suplentes). No Sibiopar, Paulo Zanetti (diretor tesoureiro), Ricardo Rezende (diretor secretário), Ricardo Rezende Filho, Pedro Baggio Neto, Miguel Tranin e Tácito Octaviano Barduzzi Júnior (suplentes).
Histórico - Zanetti, 52 anos, é profundo conhecedor da política institucional do setor sucroenergético, já atuou como superintendente da Alcopar por vários anos e outro tanto como dirigente do Grupo Vale do Ivaí. Ele conta que já estava envolvido com o setor antes mesmo de se formar. No período de 1977 a 1980, quando ainda estudava, fez estágio na Usina Bandeirantes e, durante as férias, prestava serviços na Cooperativa Corol. Sua formatura coincidiu com o período de aprovação do projeto de álcool da Corol e ele foi convidado para coordenar a instalação da área agrícola da destilaria, assumindo, em 1982, a gerência da área técnica. Em 1984, foi eleito vice-presidente e acumulou o cargo de diretor da divisão industrial. Como executivo, permaneceu na cooperativa por mais nove anos. O convite para integrar a equipe da Alcopar veio em 1995, na função de diretor executivo.
Cepaal - No período de maior crise da atividade, quando houve a desregulamentação do setor, em 1998, Zanetti foi convidado pela diretoria da Cepaal (Coligação das Entidades dos Produtores de Álcool e Açúcar) em São Paulo, para atuar como diretor executivo da entidade. A volta para a Alcopar ocorreu em 2001, a convite do presidente Anísio Tormena, onde foi um dos superintendentes, atuando na defesa institucional do setor. Ele presidiu a PESA (Paraná Ecológica S/A), empresa que promoveu a mistura de álcool, diesel e o aditivo AEP102; presidiu a PASA (Paraná Operações Portuárias), antes da instalação desse terminal no Porto de Paranaguá, e foi diretor-fundador da Coodetec. No início de março de 2003, assumiu a presidência da Vale do Ivaí. (Assessoria de Imprensa)