SUINOCULTURA: Carne suína será amparada por Política de Preço Mínimo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A carne suína deve integrar a pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), de acordo com Projeto de Lei aprovado terminativamente nesta terça-feira (04/05) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, com relatório do senador Gilberto Goellner, membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Dificuldades - De autoria do senador Valdir Raupp, também integrante da Frente, o projeto tem a finalidade de minimizar as dificuldades que se abateram sobre a suinocultura, sobretudo após a pandemia provocada pelo vírus H1N1, comumente conhecida como gripe suína. Um dos estados mais prejudicados, segundo Raupp, foi Santa Catarina, cujas exportações do produto sofreram embargo da Rússia.
Crises futuras - De acordo com o senador Raimundo Colombo, membro da Frencoop, apesar de medidas terem sido tomadas pelo Governo para sanar a crise da carne suína em 2007, é necessária a adoção de estratégias para a prevenção de crises futuras. O senador foi o relator da matéria na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, que aprovou anteriormente emenda que garantiu o benefício da carne suína aos pequenos e médios produtores rurais e suas cooperativas.
Tramitação - Se não houver recurso, a proposta (PLS 348/07) seguirá diretamente para exame da Câmara dos Deputados. Goellner concedeu entrevista à RádioCoop sobre o tema que interessa tanto à pequenas como médias e grandes cooperativas. (OCB, com informações da Agência Senado)
Clique aqui para ouvir a entrevista de Goellner na RadioCoop