TECNOLOGIA: Central cooperativa espanhola lança carro elétrico

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A Corporação Mondragón, central de cooperativas do País Basco, na Espanha, aposta de maneira decidida no desenvolvimento e fabricação de componentes de automóveis elétricos e planeja no futuro ter sua própria linha de montagem. Para isso, investirá 15 milhões de euros em novos projetos a partir do protótipo City Car, realizado integralmente pelo grupo e apresentado em evento no Pólo de Inovação Garaia de Arrasate, na cidade de Mondragón, na Espanha.

Protótipo - O presidente do grupo cooperativo, José María Aldecoa, e o vice-presidente da divisão de Automação, José Ramón Goikoetxea, apresentaram o protótipo de veículo elétrico desenvolvido integralmente em Mondragón, projeto no qual participaram 20 cooperativas, num trabalho de 18 meses realizado por uma equipe de 35 pesquisadores e que demandou investimento de 1,7 milhão de euros.

 

Zeus - Não é a primeira vez que a central cooperativa lança um protótipo de carro elétrico - há 13 anos desenvolveu o Zeus, que não teve êxito porque na época a preocupação por sustentabilidade não era a mesma que existe atualmente. Com o City Car, a central de cooperativas não apenas aposta forte no futuro próximo, mas também dá um passo a mais ao colocar em prática o conhecimento acumulado em todos os setores do grupo num projeto considerado estratégico.

 

Gratificante - Segundo Ramón Goikoetxea, o processo de fabricação do City Car tem sido "muito gratificante no que se refere à inovação e intercooperação entre os colaboradores do projeto". A cooperativa estima que o carro possa ser comercializado em grande escala a partir de 2015. No momento, Mondragón trabalha na análise de mercado e num plano de viabilidade para os negócios envolvendo o automóvel.

 

Mercado - Goikoetxea acredita que o carro elétrico ocupará progressivamente um lugar no mercado e que novas oportunidades de negócios vão aparecer, pois tende a crescer a demanda por veículos com tecnologia avançada e dentro de padrões de sustentabilidade. Para o dirigente, o "importante é capitalizar a engenharia e o desenvolvimento tecnológico", já que a fabricação pode ser realizada em outras plantas industriais, e não descartou a possibilidade de estabelecer alianças com outras empresas, para a fabricação de componentes e peças do automóvel. Na opinião do presidente da central cooperativa, José María Aldecoa, "o carro elétrico significa um avanço em inovação, uma aposta na sustentabilidade e coloca em prática a capacidade e o conhecimento existentes em Mondragón".

Dados - Dados do projeto "Carro Elétrico/Mobilidade Sustentável: 35 pesquisadores atuaram no projeto durante 18 meses. Atualmente, 130 pesquisadores estão trabalhando do desenvolvimento de produtos relacionados ao carro elétrico. O investimento do projeto em sua fase inicial é de 15 milhões de euros. A cooperativa Mondragón conta com parceria da Lotus Engenharia. O City Car tem um motor de 45 kw de potência, acelera de 0 a 50 km/h em 5 segundos. A velocidade máxima é de 105 km/h. O City Car tem autonomia de 80 quilômetros, é equipado com 9 airbags e foi pojetado para motorista e três passageiros.

Sobre a Corporação Mondragón - Está estruturada em torno de quatro setores: finanças, indústria, distribuição e conhecimento. Se constitui hoje como o primeiro grupo empresarial basco e o sétimo da Espanha, gerando mais de 70 mil empregos. Em 2009, a central cooperativa faturou 15 bilhões de euros. (Notícias de Navarra e cooperativa Mandragón. Tradução jornalista Ricardo Rossi)

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