TECNOLOGIA: Cocamar reúne imprensa e apresenta inovação em TI

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma coletiva com a imprensa realizada na terça-feira (29/04) na sede da Cocamar em Maringá, reunindo dirigentes da cooperativa e representantes da empresa norte-americana Citrix Systems (que atua na área de tecnologia de informação), apresentou detalhes sobre a final do Prêmio Citrix de Inovação, de âmbito mundial, do qual a Cocamar é uma das três finalistas.  Segundo explicou a gerente regional de canais da Citrix, Érika Ferrara, foram indicados 42 cases de empresas de várias partes do mundo, havendo uma seleção prévia de 12. Dentre esses, apenas três foram escolhidos para concorrer ao prêmio: além da Cocamar, há uma construtora de atuação multinacional e uma grande seguradora, ambas dos Estados Unidos. O vencedor será conhecido no próximo dia 21 durante congresso organizado pela Citrix em Houston. Antes disso, possivelmente no dia 12, vídeos dos três finalistas vão ser disponibilizados no site www.citrix.com para que internautas possam conhecer as empresas e fazer a votação. "Não temos nenhum cliente no mundo com esse nível de implementação como na Cocamar", avaliou Érika Ferrara, apontando as boas chances da cooperativa.

Surpreendente - A gerente disse o prêmio está em sua terceira edição e, pela primeira vez, tem entre os finalistas uma empresa de fora dos Estados Unidos. Segundo ela, o case da Cocamar surpreendeu a Citrix, "pela avançada realidade da cooperativa". Ferrara explicou ainda que a Cocamar foi indicada para participar  porque no final de 2007 e início de 2008 realizou a compra e a implantação de 400 licenças, equipamentos, softwares e servidores, entre outros. O investimento, de R$ 800 mil, foi considerado importante pelo diretor-secretário Divanir Higino da Silva porque melhorou a comunicação dos entrepostos na região com a sede da cooperativa em Maringá. "Outra melhora significativa foi que agora os caminhões entram mais rápido para descarregar os produtos e não há mais fila", acrescenta.

Avanço - Entre outras vantagens garantidas pela Citrix e confirmadas pela Cocamar estão a segurança, agilidade, disponibilidade e melhor performance. Um exemplo é o setor de classificação e recebimento de produtos agrícolas, onde há uma cabine com quatro computadores onde são realizados diversos procedimentos e verificação de dados como peso, umidade, impressão de etiquetas, entre outros. O gerente administrativo Alair Zago mostrou que o ambiente tem uma alta concentração de pó e isso obrigava a manutenção quase diária das CPUs e com constantes problemas como perda de dados por queda de conexão ou atraso no trabalho por congestionamento. O que não acontece mais hoje porque a disponibilidade do sistema é total e não há mais manutenção da parte física. Ou seja, os problemas são resolvidos da central e não mais do local do equipamento e uma máquina pode ser usada por cinco anos com a tecnologia de ponta, enquanto a cooperativa costumava trocar o hardware a cada safra, em média, duas a três vezes por ano.

Economia - Divanir Higino considerou que a cooperativa economizou 30% investindo na tecnologia Citrix, mas que os resultados não estão apenas no plano financeiro. "Mudou o conceito de comunicação dentro da cooperativa, o trabalho é mais simples, o equipamento é menor e dura mais, melhorou a logística e diminuiu o trabalho de manutenção", exemplificou. A Cocamar investiu US$ 2,89 milhões em tecnologia de informação (TI) em 2007, ficando em 59° lugar entre as empresas que mais investem nessa área no Brasil. A cooperativa tem 1,2 mil computadores e além das 400 unidades implantadas recentemente, pretende adquirir mais 400 até o final do ano. Participaram desta coletiva e também da visita o coordenador de Imprensa e Comunicação, Samuel Milléo Filho e o coordenador de Tecnologia da Informação, Rodrigo Canesso que representaram o Sistema Ocepar na ocasião. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados