TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: II Fórum reúne profissionais de 23 cooperativas na Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de promover a integração entre os setores de Tecnologia da Informação das Cooperativas, estimular a troca de experiências e fomentar a realização de treinamentos com apoio do Sescoop Paraná, a Ocepar promove hoje (27/04) o II Fórum de Informática, do qual participam 41 profissionais de 23 cooperativas. Coordenado pela área de informática da Ocepar, o fórum foi aberto pelo superintendente José Roberto Ricken, que explicou aos participantes a estrutura do Sistema Ocepar. Ricken explicou o funcionamento do Sescoop Paraná, que vai promover a realização, neste ano, de 3.161 eventos de formação nas mais diferentes áreas de atuação das cooperativas. Frisou aos profissionais de informática das cooperativas que o Sescoop pode apoiar a realização de quaisquer eventos demandados pelo setor.

Integração – Após a abertura, o coordenador de informática da Ocepar, Rodrigo Canesso, promoveu a integração entre os participantes, incentivando alguns minutos de conversa entre eles para que se conhecessem. Rodrigo afirmou que o comparecimento de 41 profissionais nesse fórum sinalizava a importância na discussão de temas de interesse das cooperativas paranaenses e que neste ano está prevista a realização de mais um fórum. Os temas a serem discutidos serão, novamente, sugeridos pelos participantes.

Palestras – O fórum, que foi organizado para discutir temas sugeridos pelas áreas de Tecnologia da Informação, trouxe três palestras de profissionais do setor. A primeira palestra versou sobre VoIP e foi proferida, ainda pela manhã de hoje, pelo doutor em rede professor universitário Alessandro Brawerman. Para o período da tarde foram programadas as palestras “Software Livre”, proferida por Gustavo Gimenez-Lugo, doutor em Sistemas de Busca, e “Sistemas Gerenciais”, proferida por Silvio Bortoleto, mestre em integração de banco de dados e doutor em datamining.

As opções do VoIP – O professor Alessandro Brawman explicou aos participantes as vantagens da utilização da Voz sobre IP na telefonia nas empresas. Disse que é uma tecnologia cada vez mais utilizada pelas empresas para reduzir os custos de comunicação entre a empresa matriz e as filiais. Segundo Brawaman, há três formas de utilização da telefonia interurbana através da VoIP: na primeira, de VoIP para VoIP, não há nenhum custo para as empresas, pois é utilizada a Internet de banda larga e se dispensa o provedor. As empresas também podem optar por receber, através da telefonia convencional, chamadas originadas de VoIP, zerando o custo para quem fará a ligação. Para esse caso a empresa precisará contratar os serviços de um provedor de VoIP. Também precisará de um provedor para fazer ligações com a tecnologia VoIP para telefones com tecnologia tradicional. Esses custos, no entanto, são bem reduzidos em relação às chamadas interurbanas. Mesmo viajando no exterior, um cidadão que utiliza VoIP receberá e fará ligações sem custo desde que através da Internet.

Treinamentos em 2007 – No ano passado o Sescoop Paraná promoveu a realização de cinco treinamentos para os profissionais das cooperativas, obtendo um total de 85 participantes. Para este ano estão programados sete treinamentos sobre os seguintes temas:
•        Linux Básico (15/05 a 18/05 Londrina)
•        Linux – Administração
•        Linux – Configuração de Redes TCP/IP
•        Linux – Serviços de Internet
•        Linux – Administração de Redes
•        Gerência de Requisitos
•        Análise e Projeto OO commodelagem p/Web utilizando UML. 

Conteúdos Relacionados