TECNOLOGIA: Dia de Campo da Copacol começa dia 31
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Dia de Campo da Copacol, em Cafelândia, está marcado para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Fazenda Experimental da cooperativa. A programa inclui cultivares de soja, híbridos de milho, tecnologia em sementes, entre outros assuntos, e palestras. O Sistema Ocepar/Sescoop apóia as palestras de Mercado –com André Pessoa, da Agrocunsult - e de Meteorologia, que será ministrada por Luís Renato Lazinski, do Inmet. Os eventos de Dia de Campo continuam em fevereiro. A cooperativa Integrada, de Londrina, fará, nos dias 13 e 23 de fevereiro, Dias de Campo em diferentes regionais. E nos dias 13 e 14 de março será a vez da Agrária, de Guarapuava. Os Dias de Campos vão abordar diversos temas, entre eles novas tecnologias, ensaios de cultivares, dosagem de fertilizantes, alternativas para diversificação da propriedade, produtos para controle de pragas, entre outros.
Show Rural - Além dos Dias de Campo, novas tecnologias no campo terão destaque no Show Rural Coopavel, que será realizado de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel. A vitrine de bionergia será a grande novidade deste ano e estará em exposição no Show Rural. O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais extraídos de diversas matérias-primas, como palma, mamona, soja, girassol,babaçu, amendoim e pinhão manso, dentre outras. Por advir de fontes renováveis e ser menos poluente ele é ecologicamente correto. A legislação brasileira obriga que a partir de 2008, seja adicionado, na proporção 2%, ao diesel e que os veículos não necessitam de qualquer adaptação para receber a mistura. A medida pode ser adotada por todo o país ainda nesse ano. O biodiesel substitui o óleo diesel de petróleo em motores de caminhões, tratores, camionetas e automóveis. Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
Vantagens - O Brasil apresenta grandes vantagens para produção de biocombustíveis, tais como geografia favorável, disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, tornando-se o país com maior potencial para produção de energia renovável. Por outro lado, a produção de oleaginosas faz com que o biodiesel seja uma alternativa importante para a agricultra brasileira, além de representar um novo segmento da economia que vai gerar mais empregos. A Petrobrás tem investido milhões para adaptar suas instalações e em logística para receber e distribuir o novo produto, que também é menos poluente. (Com informações da Coopavel e OCB)