TENDÊNCIAS DO COOPERATIVISMO I: A pesquisa em cooperativismo como fator de integração
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 300 participantes, de 18 países, dirigentes, executivos e representantes do cooperativismo, pesquisadores e professores da área, marcaram presença de 06 a 08 de agosto, em Ribeirão Preto, no V Encontro de Pesquisadores Latino-americanos de Cooperativismo. Realizado no Espaço Cultural Capela, no Campus da USP em Ribeirão Preto, o Encontro teve como tema "Movimento Cooperativo, Transnacionalização e Identidade Cooperativa na América Latina".
Trabalhos científicos - Para o analista Econômico Financeiro e de Autogestão, Devair Mem, que representou o Sistema Ocepar no evento, um dos pontos que mais chamou atenção foi o grande número de trabalhos e pesquisas científicos voltados para o cooperativismo. "Foram apresentados mais de 200 estudos, o que demonstra que está sendo construído um bom material científico sobre cooperativismo. Apesar de ainda serem trabalhos acadêmicos, ou seja, estão um pouco distante da prática do cooperativismo, percebe-se o interesse em torno do sistema cooperativista", afirma.
Interesse - Segundo o professor Sigismundo Bialoskorski Neto, da FEA-RP e coordenador do Comitê Regional da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), junto com a professora Mirta Vuotto, da Universidade de Buenos Aires, as cooperativas despertam interesse cada vez maior de governantes, produtores e pesquisadores. "É que além do tamanho econômico das organizações, há a constatação de que onde existe cooperativa tem maior renda média da população rural e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) torna-se maior, assim como há melhor distribuição de renda e elevação do nível de desenvolvimento", disse.
O evento - Os encontros dos pesquisadores latino-americanos de cooperativismo acontecem a cada dois anos, desde 2000, quando a reunião foi no Rio de Janeiro. Depois foi a vez de Buenos Aires, na Argentina, São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Rosário, na Argentina, e agora Ribeirão Preto foi escolhida para sediar o evento. O evento é promovido pela Rede Latino- Americana de Pesquisadores Latino-Americanos e Comitê Regional da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e é organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) e Prolam. A promoção é da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Cooperativismo, do Comitê de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa tem o patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e do Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob). (Com informações assessoria USP)