TENDÊNCIAS DO COOPERATIVISMO II: Cooperativas brasileiras buscam internacionalização
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de debater estratégias de internacionalização dos negócios das cooperativas de crédito, foi realizado na sexta-feira (08.08), em Ribeirão Preto (SP), o VI Workshop Internacional de Tendências do Cooperativismo. O evento teve a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, além de dirigentes, executivos e representantes do cooperativismo, pesquisadores e professores da área e, ainda, representantes da área econômica do Governo Federal. O Sistema Ocepar foi representado pelo analista Econômico Financeiro e de Autogestão, Devair Mem.
Exemplos - Segundo Devair Mem, a realização do encontro foi importante para fomentar as discussões em torno do assunto. "Vários países já demonstraram a possibilidade de internacionalização do cooperativismo de crédito. São exemplos bons e que provam, na prática, que a internacionalização é viável", ressalta. Para o analista, um dos destaques do evento foi a participação do Banco Central. "A visão dos palestrantes do BC é de que é preciso que o cooperativismo de crédito se fortaleça no Brasil, criando para isso uma estrutura mais sólida, por meio de suas instituições representativas", disse.
Discussão é necessária - Segundo o coordenador do evento, professor Sigismundo Bialoskorski Neto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP), as estratégias debatidas durante o Workshop farão parte de um leque de opções dos dirigentes do cooperativismo brasileiro. Ele conta ainda que durante cursos de especialização ministrados pelo Programa de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo da FEA-RP, via Fundace, na Espanha, Holanda e no Canadá, os professores brasileiros perceberam que os excessos de liquidez de cooperativas internacionais que têm interesses de aplicar recursos no Brasil entram no país via Bovespa ou para grupos e fundos de investimentos. "A captação desses recursos pode ocorrer via cooperativas de crédito o que permitira financiar grandes programas no país, como o de bioenergia, por exemplo. Por isso, é importante colocar todos à mesa para discutir essa possibilidade", revela.
Programação - Durante o encontro foram realizados quatro painéis de discussões: "O ambiente institucional e as cooperativas de crédito - Perspectivas de crescimento e internacionalização do sistema"; "Aspectos acadêmicos da necessidade de internacionalização das operações das cooperativas de crédito"; "As estratégias de internacionalização das operações de crédito: a visão internacional" e "As cooperativas, os sistemas brasileiros e a internacionalização". O encerramento aconteceu com a palestra de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A realização do evento é do Programa de Estudos e pesquisas em Cooperativismo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) e Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace). (Com informações assessoria USP)