TRABALHO II: Segundo Cocamar, há dificuldade de reposição de mão-de-obra na indústria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com 2.200 colaboradores, a Cocamar é uma das cooperativas paranaenses que tem enfrentado dificuldades para a reposição de mão-de-obra e isto é sentido principalmente em seu parque industrial. A coordenadora de Desenvolvimento Humano e Social da cooperativa, Adriana Pierini, explica que há uma preocupação do segmento cooperativista estadual em tentar evitar o que chamou de "colapso de mão-de-obra". O assunto foi abordado hoje em reportagem produzida pela Rádio CBN Maringá (conteúdo disponível no site www.cbnmaringa.com.br), que está apresentando nesta semana uma série de matérias sobre a mão-de-obra no cooperativismo do Estado.

Investimentos - Segundo Pierini, a Cocamar tem lançado mão de estratégias como levar informações para a família dos colaboradores, citando  benefícios oferecidos pela cooperativa, por exemplo, para tentar reduzir a rotatividade. A situação preocupa mas, segundo ela, não há risco de algum setor parar por falta de trabalhadores. O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, disse que estão sendo feitos investimentos em máquinas sofisticadas nas indústrias para suprir em parte essa dificuldade. "Mesmo avançando na mecanização, é preciso ter gente para operá-las", resumiu.

Gazeta Mercantil - A edição desta terça-feira da Gazeta Mercantil também enfocou o assunto, mencionando que há falta de mão-de-obra no campo e na agroindústria do Paraná, principalmente a que exige operações mais especializadas, como pilotar modernas colheitadeiras e tratores ou que trabalhem no setores de mecânica e manutenção das plantas industriais das cooperativas do estado. "A Cocamar, inclusive, está utilizando mulheres na limpeza dos vagões ferroviários que levam seus produtos com destino ao porto de Paranaguá, profissão antes exclusivamente masculina. Segundo a área de desenvolvimento humano da cooperativa, eletricistas e mecânicos hoje são uma raridade tão grande na cidade que a Cocamar resolveu implantar um centro de treinamento para adolescentes a fim de formar seu próprio quadro de pessoal na área", citou o texto. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados