TRIGO I: Ocepar e Faep reivindicam PEP para 2 milhões de toneladas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) estão reivindicando a realização de leilões de trigo na modalidade Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) - para qualquer destino, exceto as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste -, visando a comercialização de, pelo menos, dois milhões de toneladas da safra 2010 paranaense. A proposta, já encaminhada ao governo federal e a parlamentares no mês de outubro, será defendida pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, na manhã desta quarta-feira (10/11), em Brasília (DF), durante reunião com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Também deverão participar do encontro representantes de cooperativas agropecuárias, da Faep e deputados federais paranaenses. Na oportunidade, o ministro irá anunciar oficialmente as medidas de apoio do governo federal à cultura do trigo, estabelecidas por meio da Portaria Interministerial nº 1071, assinada nesta segunda-feira (08/11) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (09/11).

Portarias - A Portaria Interministerial MAPA/MF/MP nº 1.071 estabelece os parâmetros para a concessão de subvenção econômica, na forma de equalização de preços por meio de leilões públicos de PEP ou PEPRO (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2010 de trigo. Também foi publicada no DOU desta terça a Portaria Interministerial MAPA/MF/MP nº 1.072, que trata da venda dos estoques públicos do governo com subvenção por meio de VEP (Valor de Escoamento do Produto).

Cadeia produtiva - Após o encontro com o ministro da Agricultura, o superintendente da Ocepar, Nelson Costa, participa da 29ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, das 14h às 16h, também na sede do Mapa, em Brasília. Em pauta, a agenda estratégica do setor de Culturas de Inverno, a comercialização do trigo e a participação de mecanismos do governo. Também haverá a apresentação dos indicadores de preços e comercialização de trigo e derivados no Brasil.

Paraná - O Paraná deverá produzir nesta safra 3,2 milhões de toneladas do cereal. A colheita está em fase final, atingindo 90% da área cultivada nesta safra. O Estado é responsável por 59,3% da produção nacional de trigo que, neste ciclo, deverá atingir 5,44 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,3% em relação à safra de 2009 e que corresponde a 50% do consumo brasileiro - 10,5 milhões de toneladas. As cooperativas paranaenses respondem por 65% da produção do cereal produzido no Estado, ou seja, dois milhões de toneladas. O setor produtivo está cobrando medidas de apoio do governo federal para a comercialização do cereal já que o mercado está paralisado em plena colheita da safra, com as indústrias preferindo adquirir o produto importado. Além disso, os preços praticados com os produtores do Paraná atualmente estão na ordem de R$ 428,00 a tonelada, 11% abaixo do preço mínimo que é R$ 477,00 por tonelada, mesmo assim, com baixo interesse de compra.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Interministerial nº 1.071/2010

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Interministerial nº 1.072/2010

Conteúdos Relacionados