TRIGO: Mapa amplia período do plantio na Zona B
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Mapa deverá oficializar, em janeiro, o novo zoneamento para o plantio do trigo na Zona B, uma faixa de solos que compreende 84 municípios de Guaira a Campo Mourão, incluindo Toledo, Palotina e Cafelândia, entre outros. A decisão de ampliação do período de plantio para a Zona B foi confirmada ontem (21/12), em reunião realizada na sede da Coodetec, em Cascavel, coordenada pela Ocepar , através do engenheiro agrônomo, Flávio Turra, e que teve a participação da Agroconsult, Coodetec, Lar, C.Vale, Agropar, Coopavel, Coamo e Copacol.
Com base na experiência – Os pedidos de ampliação do período de plantio nos municípios dessa região começaram a ser feitos à Ocepar por produtores, cooperativas e assistência técnica a partir do ano de 2002, quando o zoneamento climático foi alterado, não permitindo o plantio entre 11 de abril a 10 de maio para variedades de trigo precoce e 01 a 30 de abril para as variedades de ciclo intermediário. Os produtores e cooperativas alegavam que, por experiência própria, esse período era propício ao bom desenvolvimento da cultura do trigo. Além disso, o zoneamento anterior, que valeu até 2001, permitia o plantio nesse período. As lideranças agrícolas vinham insistindo na mudança desde 2002. Esse esforço envolveu principalmente a Ocepar, a Coodetec, o Iapar, as cooperativas e o deputado federal Moacir Micheletto, que conversou pessoalmente com o ministro Guedes, da Agricultura.
Relatório da Agroconsult – Agroconsult, empresa contratada pelo Ministério da Agricultura para fazer os estudos de análise de risco das culturas em função do clima, tipo de solo, altitude e latitude – itens considerados no estabelecimento do zoneamento agrícola -, encaminhou a proposta ao Ministério da Agricultura. Para embasar seus estudos, a Agroconsult obtém essas informações da pesquisa oficial (Iapar, no caso do trigo) e de institutos de meteorologia (Simepar, Inmet, Ana, entre outros).
O novo zoneamento - Agroconsult confirmou que o Mapa deve anunciar, em janeiro, o novo zoneamento para a safra de trigo de 2007 para o Paraná. Assim, o novo período de plantio de trigo da variedade precoce deve ser de 21 de março a 31 de maio, e para variedade de ciclo intermediário, de 11 de março a 31 de maio. “Tal ajuste atende plenamente os produtores da região B”, afirmou o gerente Técnico e Econômico da Ocepar, Flávio Turra, que representou a organização na reunião. Turra disse que foram feitas solicitações de pequenos ajustes locais, que serão analisadas pela Agroconsult. Esses ajustes dizem respeito a municípios que têm áreas de plantio que fazem fronteira com a Zona B. Em função de clima, tipo de solo e altitude, o período de plantio de trigo no Paraná varia de 11 de março para os municípios mais ao Norte a 20 julho para os municípios mais ao Sul.