TRÍPLICE LAVAGEM: Paraná reduz volume de embalagens contaminadas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

De janeiro a abril do ano passado, o Paraná somava 200 mil quilos de embalagens contaminadas de agrotóxicos. No mesmo período deste ano, o volume caiu para 100 mil quilos. Os dados são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Praticamente 100% dos agricultores fazem a destinação correta do material, mas o foco agora é na qualidade da lavagem. Segundo Antonio Carlos Campos do Amaral, coordenador regional de Operações do Inpev, o agricultor deve lembrar que a tríplice lavagem começa ainda antes de se abrir uma embalagem. “O produto deve passar por uma homogeneização. A embalagem deve ser sacudida para que não fiquem depósitos do produto, resíduos nas paredes da embalagem”, orienta ele.

Ranking - O Paraná está em 2º lugar no Brasil no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, com 770.055 quilos recolhidos no ano passado, sendo superado pelo Mato Grosso, que recolheu 845.971 quilos. Nos 19 Estados onde o programa está implantado foram recolhidas 3.951.830 quilos, número já ultrapassado neste ano, com mais de 4,5 milhões de quilos. No entanto, o Inpev alerta para a obrigatoriedade dos produtores realizarem a tríplice lavagem das embalagens a serem entregues nos locais onde serão processadas. Essa é uma obrigatoriedade dos agricultores e não dos órgãos processadores, alertam os técnicos do setor. A não lavagem correta pode ser motivo de multa aos produtores, com valores entre R$ 500 a R$ 5 mil.

Coleta chega a 95% - O Paraná liderou o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos desde 2001 até 2005 e no ano de 2006 foi ultrapassado pelo Mato Grosso e em 2007 também por São Paulo. Atualmente mais de 95% dos agrotóxicos comercializados no Estado têm suas embalagens devolvidas as centrais e postos de recebimento. O Paraná foi pioneiro neste trabalho com a montagem de 14 centrais de recebimento de embalagens, além de estruturas de recebimento próprias de algumas cooperativas e revendas. O programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos tornou-se obrigatório a partir da Lei nº 9.974 de 06 de junho de 2000. A destinação final das embalagens vazias é a reciclagem para as embalagens laváveis e a incineração para as demais.

Tríplice lavagem – Para que as embalagens de vidro ou plástico possam ser reaproveitadas o agricultor deve fazer a tríplice lavagem em sua propriedade, uma vez que tem mecanismos para fazer isso sem causar nenhum impacto ao meio ambiente. Os passos para a tríplice lavagem são:

- Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
- Adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume;
- Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
- Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador.
- Repetir essa lavagem por duas vezes.
- Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;
- Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.

Conteúdos Relacionados