TRITICULTURA: Reunião na Ocepar reúne governo, indústria e produtores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Representantes dos produtores, do governo e da indústria na cadeia produtiva do trigo estão reunidos na sede da Ocepar, em Curitiba nesta quinta-feira (06/03), em Curitiba, para a primeira reunião que visa discutir um plano plurianual de cinco anos para a triticultura. A meta é produzir 60% do consumo nacional, que hoje é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. A reunião, convocada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), foi sugerida ao ministro Reinhold Stephanes durante uma audiência com o setor produtivo em janeiro deste ano, ocasião em que foi entregue uma proposta do setor para o Plano Safra de Trigo.
Responsabilidades - A minuta do plano, elaborada pelos técnicos do Ministério da Agricultura, atribui responsabilidade aos diversos setores envolvidos na cadeia produtiva do trigo: produtores (OCB e CNA), indústria (Abitrigo), Ministério da Agricultura e demais instituições vinculadas, Banco do Brasil, setor de sementes (Abrasem) e secretarias estaduais de agricultura dos estados produtores. Esta reunião que foi aberta pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e conta ainda com as presenças o coordenador da Cadeia Produtiva do Trigo e Culturas de Inverno do Mapa, Rui Polidoro, do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário, José Maria dos Anjos, do diretor do Departamento de Assuntos Comerciais, Benedito Rosa do Espírito Santo e do coordenador geral, Silvio Farnese, todos do Mapa, do Francisco Simioni, chefe do Deral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná. Também estão presentes o diretor do Banco do Brasil, José Carlos Vaz, a técnica de apoio ao Desenvolvimento de Mercados da Gerência Técnica da OCB, Flávia Andrade Zerbinato Martins, além de membros da indústria de Trigo, cooperativas, CNA, Faep, Ctrin, Apasem, Abrasem, Embrapa Trigo, Iapar, Fecoagro/RS e dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.
Liquidez e renda - Para alcançar a meta de produção de 6 milhões de toneladas de trigo os produtores querem "condições de garantia de liquidez e renda", afirma José Roberto Ricken, superintendente do Sistema Ocepar. Ele lembra que a produção brasileira de trigo já chegou praticamente à auto-suficiência, 6,3 milhões de toneladas, na safra de 1986/87, a mesma meta inserida no plano plurianual que está sendo montado. Sem garantia de rentabilidade, o trigo será sempre uma opção de cultura para a safra de inverno com o objetivo de manter o solo coberto e facilitar a próxima cultura de verão.
Clique aqui e leia a íntegra da minuta que está sendo discutida.