UNIMED CURITIBA: Cooperativa lança campanha de prevenção à obesidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Eles estão em toda parte. No seu fast food, no passeio com a família, no encontro com os amigos. Os alimentos ultraprocessados como refrigerantes, salgadinhos, embutidos (salsicha, presunto e salame), macarrão instantâneo, bolachas recheadas, entre outros, são verdadeiros vilões para a saúde porque possuem pouco – ou nenhum – valor nutricional. Neles há grande quantidade de sal, açúcar, óleos, gorduras trans, corantes e aromatizantes. Alguns fatores explicam sua popularização como a pressa do dia a dia, a falta de educação alimentar e a facilidade de encontrá-los nas prateleiras dos supermercados e, muitas vezes, mais baratos que os alimentos in natura.
Pobre em nutrientes - Sendo assim, as pessoas adquiriram uma alimentação pobre em nutrientes que provoca uma verdadeira epidemia dos casos de obesidade e diabetes, sobretudo nas grandes cidades – inclusive as do Brasil. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, divulgada em outubro do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%.
Mais elevados - É importante lembrar que esses dados são de antes da pandemia, o que significa que podem estar ainda mais elevados. Diante deste cenário preocupante, a Unimed Curitiba está lançando uma campanha para alertar sobre os alimentos que possuem alto risco para o corpo, mas que aparentemente são saudáveis. As peças alertam sobre os perigos e convidam as pessoas a buscarem informações dos valores nutricionais daquilo que consomem. Alimentos foram comparados a monstros que ameaçam o bem-estar das pessoas.
Paladar - De acordo com Fernanda Justus Malucelli, médica cooperada da Unimed Curitiba especialista em Endocrinologia e Metabologia, “além dos enormes danos causados à saúde pelas substâncias presentes neste tipo de comida, há também uma mudança no paladar quando eles são consumidos excessivamente. O indivíduo que opta por acumular sódio, açúcar, gorduras e toxinas ao invés de ingerir nutrientes como vitaminas, proteínas e outros elementos presentes em uma alimentação natural que são essenciais para o bom funcionamento do organismo”. Porém, a especialista destaca que a mudança no hábito alimentar pode ser gradual e tem a ver com cuidar das escolhas, fazer substituições corretas mesmo durante o lazer. Uma dica de nutricionistas para manter a qualidade da alimentação é descascar mais e desembalar menos.
Reflexão - Segundo Valéria Lopes, supervisora de Marketing da Unimed Curitiba, “a campanha foi pensada para as pessoas refletirem sobre como estão se alimentando e pretende incentivar a prevenção e o combate à obesidade. Esperamos que a visualização de algumas comidas como vilões incentive a substituição por opções mais nutritivas”. Já a endocrinologista cooperada pondera que, “se a vida de todos mudou drasticamente com a pandemia, também a alimentação sofreu interferências. Talvez o cuidado com uma boa nutrição do corpo não tenha tido tanta atenção, é compreensível. Mas sempre é tempo de retomar bons hábitos e transformar a rotina”.
Materiais - A campanha conta com banners de web, painéis de LED, posts em redes sociais, cartazes, adesivos para elevador e outras peças físicas. A veiculação começou no último dia 5 de agosto.
FICHA TÉCNICA
Agência: Bronx
Cliente: Unimed Curitiba
Campanha: Obesidade
Direção de Criação: Alexandre Silveira
Redação: Alexandre Silveira e Fabiano Teixeira
Dir. de Arte: Martin Castro e Geison Barros
Ilustração: Paulo Almeida
Finalização: Miron Jr.
Mídia: Flávia Stamm e Luis Oliveira
Atendimento: Paula Ciniello e Brunna Lorenzo
Aprovação: Rached Traya, Valéria Lopes e Bruna Kotaka
Sobre a Unimed Curitiba - A Unimed Curitiba é a maior operadora de plano de saúde do Paraná e está entre as maiores do Sistema Unimed. Fundada em 1971, completou 50 anos em agosto de 2021 com mais de 4.600 médicos cooperados de diferentes especialidades, que atendem a mais de 550 mil clientes juntamente com 1.600 pessoas entre colaboradores e prestadores em sua da rede credenciada, entre hospitais, clínicas e laboratórios (sendo um próprio de exames e análises clínicas – a Unimed Laboratório – que possui uma megaunidade). A cooperativa conta com diversos canais de atendimento remoto e 20 unidades de atendimento presenciais distribuídas em Curitiba e municípios da Região Metropolitana.
Reconhecimentos - A marca Unimed é Top of Mind 26 vezes ininterruptas, pelo Prêmio World Branding Awards que anualmente reconhece as principais marcas do mundo, e é também a única marca brasileira eleita na categoria Planos de Saúde pelo National Award. Já a Unimed Curitiba é reconhecida pela Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná, considerado o 9º maior plano de saúde na edição 2020 do Prêmio Valor 1000, está na 59ª colocação entre as 500 maiores do Sul e a 23ª posição entre as 100 maiores do Paraná segundo o levantamento de 2020 do projeto do Grupo Amanhã, o mais importante ranking regional do Brasil. Saiba mais em unimedcuritiba.com.br ou acesse as redes da cooperativa no Facebook, Instagram e LinkedIn. (Imprensa Unimed Curitiba)