UNIMED: Federação lamenta morte do Dr. Manoel Stenghel Cavalcanti
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Federação das Unimeds do Paraná divulgou na quinta-feira (06/11), uma homenagem ao cooperativista e médico, Dr. Manoel Stenghel Cavalcanti, que faleceu ontem em Curitiba. Dr. Manoel foi um dos fundadores da Unimed Curitiba e também da Federação Unimed Paraná. Participou da diretoria da Ocepar como vice-presidente. Confira a seguir, a homenagem prestada pela Federação:
"Alguns homens trazem em si o dom de transformar sonhos em realidade, promovendo união, agregando pessoas, fazendo brilhar sua estrela e a estrela dos que estão a sua volta. O médico Manoel Stenghel Cavalcanti foi um desses homens. Ele contribuiu de forma significativa para a classe médica, disseminando o Sistema Unimed no Paraná.
Na década de 1970, apesar das dificuldades de transporte e das estradas ruins, ele percorreu, por várias vezes, todo estado paranaense, ajudando a difundir o cooperativismo médico. Sua dedicação e empenho refletiam sua crença no ideal que abraçou, sem se deixar vencer por dificuldades. O seu espírito empreendedor e determinado ajudou a fundar todas as Unimeds do Paraná, a começar pelas primeiras, como a Unimed Curitiba, em 1971, do qual, além de fundador, foi o segundo presidente, permanecendo no cargo até 1986, e acumulando, a partir de 1979, a presidência da recém-fundada Federação das Unimeds do Paraná, na qual permaneceu até 1990.
Sua consciência e sua visão futurista, ao defender o cooperativismo, mostravam o ideal ousado de homens que como ele lutavam contra a influência mercantilista na medicina. Afinal, foi o entusiasmo desses homens, que se dedicaram ao sonho plantado há mais de 40 anos, numa cidade do interior de São Paulo, que regou a semente do Sistema Unimed.
Todo o Sistema hoje está de luto. Sentiremos saudades. No entanto, o nome do Dr. Manoel Stenghel Cavalcanti ficará gravado não apenas na nossa história, mas nos corações daqueles que, a seu exemplo, continuam a acreditar no mesmo sonho".