UNIMED PONTA GROSSA: Cooperativa organiza Fórum de Controle de Infecção Hospitalar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A infecção hospitalar é uma intercorrência adquirida eventualmente em estabelecimentos de saúde sendo causada por microorganismos. A infecção tem tratamento e prevenção, mas deve-se tomar uma série de medidas preventivas que incluem desde o treinamento das equipes de profissionais de saúde e técnicos que estão em contato direto e indireto com os doentes, até cuidados rigorosos por parte dos visitantes que vão aos hospitais. Hoje, apesar dos progressos alcançados no que diz respeito ao controle da infecção hospitalar - inclusive com o desenvolvimento de novos sistemas de prevenção, ainda assim a doença é um problema em todo o mundo. Conforme dados do Ministério da Saúde, a média mundial de índice de infecção é de 5%.

Obrigatoriedade - No Brasil, todos os hospitais são obrigados, por meio de uma Portaria do Ministério da Saúde (nº 2616/98), a constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é responsável por uma série de ações que visam minimizar a incidência da doença como, o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde, escolha de técnicas e procedimentos capazes de prevenir a transmissão de vírus, fungos e bactérias, fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, entre outras medidas. Outra função da CCIH é estabelecer as taxas de infecção dos hospitais. Cada hospital tem seu índice que varia de acordo com o tipo de clientela, nível de atendimento e número de cirurgias realizadas durante o mês, por isso, não se devem comparar taxas de infecção hospitalar entre diferentes hospitais.

CCIH - Há sete anos, o médico Dr. Ricardo Zanetti Gomes, idealizou a criação de um fórum com a proposta de integrar as Comissões de Controle da Infecção Hospitalar para trocar experiências e discutir medidas que venham a contribuir com a diminuição dos índices da doença na região dos Campos Gerais. Cada ano um hospital de Ponta Grossa fica responsável pela organização das programações do fórum e, em 2008 o Hospital Geral Unimed (HGU) será o encarregado da coordenação das atividades e palestras que se relacionam com o tema. "Queremos a união das Comissões da região para que a doença seja cada vez menos freqüente nos estabelecimentos de saúde dos nossos municípios", diz o médico Dr. Zanetti.

Meio Ambiente - Nos últimos meses a Comissão de Infecção Hospitalar do HGU vem se reunindo uma vez por semana para formatar a pauta de discussões do 7º Fórum da CCIH que será realizado no próximo dia 27 de setembro nas dependências do auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB / Ponta Grossa. O tema central escolhido para as atividades desse ano trata da "CCIH e o Meio Ambiente". "Os cuidados e controle biológico da água, tratamento de efluentes, licença ambiental, esterilização, organização de central de materiais, serão alguns dos tópicos tratados durante o fórum com respaldo de profissionais especializados", conta o coordenador do fórum Dr. Ricardo. Segundo ele foram escolhidos profissionais de Ponta Grossa e de outros estados para esclarecer e informar os participantes sobre todas essas questões que de uma forma ou de outra interferem na higiene e na qualidade dos serviços prestados.

Participação - O  fórum irá reunir representantes das CCIH's e chefes de setores de 20 hospitais da região e ainda representantes de clínicas de diagnósticos e demais profissionais da saúde interessados na temática. A participação será gratuita.

Conteúdos Relacionados