VAREJO: Fórum na Ocepar debate estratégias de marketing e cases de cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Acontece nesta terça-feira (05/06) na Sala de Treinamentos da sede da Ocepar, em Curitiba, a Terceira Reunião do Fórum de Varejo, promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop/PR. A abertura do evento foi feita pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, que destacou a importância das cooperativas no mercado paranaense. As cooperativas respondem por 55% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Estado. O primeiro palestrante foi o professor Zaki Akel Sobrinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele falou sobre estratégias de marketing no varejo de alimentos no Brasil e como as cooperativas podem se inserir nesse ambiente de maneira competitiva. “O mercado é altamente competitivo e vocês competem com gigantes do mercado mundial”, disse ele. O professor comentou que a questão é saber para quem vender e como fazer para que esse consumidor compre bem.
Oportunidade - Em seguida, Norberto Ortigara, secretário de Abastecimento de Curitiba, apresentou a Prefeitura como cliente em potencial das cooperativas. “A Prefeitura já é uma grande compradora de alimentos produzidos pelas cooperativas. Atendemos mais de 120 mil pessoas por mês, vamos crescer nos próximos anos e viemos mostrar essa oportunidade às cooperativas”, afirmou Ortigara.
Metas – Além do fórum, o sistema Ocepar realiza também um curso de Marketing de Varejo, da ESPM. O objetivo é aumentar em 20% a participação das cooperativas paranaenses no mercado interno de varejo até o final do ano que vem. As discussões nas reuniões do fórum, aliadas ao curso, abordam estratégias para ampliar a fatia nesse mercado altamente competitivo. Atualmente, cerca de 15 cooperativas atuam no mercado de varejo. A intenção da Ocepar é também elevar esse número.
Cases – Na parte da tarde serão apresentados diversos cases das cooperativas de produtos para o varejo: Cocamp, Castrolanda, Agrária, Coopavel, Lar, Frimesa, Copagril, C.Vale, Copacol, Coamo, Cocamar, Cocari, Coagru, Corol e Confepar. Cada cooperativa terá cerca de 20 minutos para a apresentação do case. O encerramento do evento está previsto para 17h30.